Jornal Estado de Minas

Guatemala retoma busca de vítimas e monitora outra vulcão

Socorristas retomaram nesta quarta-feira (13) as buscas a dezenas de desaparecidos pela erupção do Vulcão de Fogo, há dez dias, na comunidade San Miguel Los Lotes, no sul da Guatemala, enquanto as explosões de outro vulcão obrigaram o fechamento do aeroporto da capital.

"Foi retomada a busca no setor. Foi permitida a entrada de socorristas no local", disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), encarregado da proteção civil.

O porta-voz de aeronáutica civil, Conrado Monroy, anunciou o fechamento temporário do aeroporto La Aurora da capital diante do aumento das erupções do vulcão de Pacaya devido à presença de "cinza no ambiente (...) que poderia afetar a visibilidade dos aviões".

Em San Miguel Los Lotes, a busca tem sido intermitente desde a quarta-feira passada porque o vulcão continua ativo e as fortes chuvas provocaram novos deslizamentos que aumentam o risco no local da tragédia, onde morreram 110 pessoas e 197 ficaram desaparecidas.

Patrulhas de socorristas continuavam encontrando restos de corpos nesta quarta-feira.

.