(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente da OMC pede fim de 'escalada' de tensões comerciais


postado em 11/06/2018 19:30

O presidente da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, defendeu nesta segunda-feira o fim da escalada comercial, enquanto americanos e europeus ameaçam com medidas aduaneiras punitivas.

"Temos que parar a escalada de tensões, esse processo 'olho por olho' não é útil. (...) Novos setores serão arrastados para dentro da crise que vai prejudicar a todos", disse o brasileiro após uma reunião em Berlim com a chanceler Angela Merkel e representantes das instituições econômicas e financeiras internacionais.

A União Europeia e o Canadá estão se preparando para adotar medidas de retaliação aos produtos americanos em 1º de julho, após a decisão do presidente Donald Trump de impor tarifas elevadas sobre as importações de aço e alumínio.

A disputa comercial ficou ainda mais intensa na cúpula do G7, quando Trump retirou seu apoio ao comunicado final pelo Twitter, em resposta às declarações do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que denunciou novamente as medidas americanas.

O presidente dos EUA ameaçou novamente tarifar as importações de automóveis europeus, um setor estratégico para a Alemanha.

"Acredito que o aumento das tensões comerciais amplia o risco de um grande impacto econômico, o que prejudicará o período mais longo de crescimento desde a crise financeira de 2008", insistiu o presidente da OMC.

"Os efeitos sistêmicos podem ser muito prejudiciais a longo prazo para a economia mundial", disse ele, citando como exemplo que 30% dos empregos alemães dependem das exportações.

As medidas comerciais dos Estados Unidos sobre aço e alumínio também visam o aliado japonês, assim como o México e a China, aumentando os temores de uma guerra comercial global.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)