(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump gera caos no G7 e ameaça seus aliados com novas tarifas


postado em 10/06/2018 09:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou radicalmente sua postura neste fim de semana em relação a seus aliados da Europa e Canadá, ameaçando impor pesadas tarifas alfandegárias após uma cúpula do G7 que terminou em fiasco.

Essas divergências contrastam com a "unidade" alcançada durante a cúpula realizada na China reunindo os chefes de Estado chinês, russo e iraniano, e tendo como pano de fundo as tensões comerciais e diplomáticas com os Estados Unidos.

No sábado, Trump retriou abruptamente seu apoio a uma declaração final da cúpula de dois dias realizada em La Malbaie (Quebec, Canadá), apesar de um compromisso que foi alcançado após árduas discussões sobre questões comerciais.

Sua delegação e ele próprio endossaram esse documento final, composto por 28 pontos negociados duramente pelo Grupo dos Sete - Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão.

Trump justificou a mudança de postura pelas declarações de Justin Trudeau, anfitrião da cúpula, durante a coletiva de imprensa que encerrou a reunião.

O primeiro-ministro do Canadá, um país afetado como a Europa e o resto do mundo pelas novas tarifas americanas sobre as importações de aço e alumínio, reiterou que essas tarifas eram "um insulto" ao seu país, dada a história entre as duas nações, que lutaram juntas desde a Primeira Guerra Mundial.

Assim como a União Europeia, Trudeau confirmou que seu país iria adotar medidas de retaliação em julho.

"Os canadenses são educados e razoáveis, mas não vamos nos deixar pressionar", disse o primeiro-ministro, que pouco antes havia elogiado o consenso alcançado pelos sete sobre uma série de questões. Um texto que não resolve o conflito em curso, mas que foi bem recebido por todos como um passo para aliviar a tensão e avançar em um diálogo.

Poucas horas depois, ferido por essas palavras, o bilionário americano reagiu no Twitter a bordo do Air Force One. "Baseado nas falsas declarações de Justin em sua conferência de imprensa e em que o Canadá cobra tarifas enormes a nossos fazendeiros, trabalhadores e companhias, ordenei a nossos representantes não apoiarem o comunicado", tuitou do avião que o leva a Singapura.

Trump qualificou também Trudeau de "muito desonesto e fraco".

- "Incoerência e inconsistência" -

O presidente americano também reiterou a ameaça de impor tarifas "aos carros que inundam o mercado americano", em uma decisão que aponta inicialmente para a Alemanha, outro membro proeminente do G7.

Os tuítes de Trump foram divulgados horas depois do fim da Cúpula do G7, quando os participantes começavam a ir embora do Canadá.

O gabinete de Trudeau informou que as críticas do primeiro-ministro canadense a Trump na conferência de imprensa foram apenas uma reiteração do que ele já tinha lhe dito pessoalmente.

"Passamos dois dias para alcançar um texto e compromissos. Nós o defendemos e qualquer um que o abandone dando as costas para ele mostra sua incoerência e inconsistência", reagiu o governo francês.

Berlim disse que "apoia a declaração em que eles concordaram coletivamente", segundo um porta-voz.

O presidente russo, Vladimir Putin, ironizou "o falatório criativo" dos países do G7 e os convidou a "se concentrar nas questões concretas próprias de uma verdadeira cooperação".

Durante a cúpula, o G7 pediu à Rússia que pare com suas tentativas de "minar os sistemas democráticos" e rejeitou uma proposta de Trump de reintegrar o país ao grupo. A Rússia foi excluída após a sua anexação da Crimeia em 2014, condenada como um ataque à soberania da Ucrânia.

- Automóveis alemães -

Os Estados Unidos são o primeiro mercado estrangeiro para as marcas de carros europeias.

A Alemanha está particularmente preocupada: os automóveis representam um quarto do que o país exporta para os Estados Unidos. A fatia de mercado das marcas alemãs para o segmento de carros de luxo está acima de 40%, de acordo com a Federação Alemã de Automobilismo (VDA).

As atuais tarifas alfandegárias são efetivamente diferentes entre a União Europeia e os Estados Unidos. A Europa tributa as importações de veículos de fora da UE, incluindo os americanos, em 10%.

Nos Estados Unidos, Audi, Volkswagen e outros de origem estrangeira são taxados a 2,5%.

"Não surpreende, então, que os alemães nos vendam três veículos para cada carro americano exportado para a Alemanha", escreveu Peter Navarro, consultor de assuntos comerciais de Trump, em recente coluna no New York Times.

Trump muitas vezes se queixa, em particular, de ver muitos Mercedes em Nova York... mas poucos carros americanos nas ruas europeias.

Para avaliar a equidade do comércio com seus parceiros, o bilionário se concentra em uma única questão: esse país tem um déficit comercial ou excedente com os Estados Unidos? No caso da Alemanha, tem um excedente.

O presidente francês Emmanuel Macron aludiu a esse modo de pensar do presidente americano, replicando, durante as negociações em La Malbaie, que a França praticava o livre comércio com a Alemanha e que, apesar disso, tinha um déficit comercial com Berlim.

Trump chegará a Singapura às 20h00 (local) deste domingo para realizar uma reunião histórica com o líder norte-coreano Kim Jong Un. ico/aue/cd/tm/mr


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)