(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Familiares buscam vítimas do Vulcão de Fogo na Guatemala


postado em 07/06/2018 18:06

Parentes de vítimas da erupção do Vulcão de Fogo, que sepultou a comunidade San Miguel Los Lotes, no sul da Guatemala, entraram nesta quinta-feira (7) no marco zero, após uma suspensão temporária dos trabalhos de busca.

"Como já pararam a busca (temporariamente) decidimos vir procurar, considerando que faltam forças", disse à AFP William Chávez, na comunidade devastada no domingo por uma avalanche de pedras e terra que desceu do vulcão.

O homem, visivelmente esgotado, perdeu um irmão, sua cunhada e um sobrinho de quatro anos na tragédia, os quais já buscou em hospitais, abrigos e no necrotério.

Autoridades guatemaltecas mantinham suspensos nesta quinta-feira os trabalhos de busca de vítimas por conta das fortes de chuvas que atingiram a região, 35 quilômetros da capital, além da dificuldade de chegar ao interior das casas porque o material vulcânico ainda está quente.

"Já não vamos recuperar completos (os corpos), mesmo que seja em pedaços que os encontremos", comenta resignado à AFP Luis Vásquez, ao aceitar a entrada de maquinário pesado para demolir a casa e buscar os restos mortais de sete familiares que perdeu na erupção.

Tem dúvidas de conseguir encontrar dentro da casa os restos de três adultos e quatro crianças porque as altas temperaturas podem ter incinerado os corpos.

Vásquez reconhece que se conformaria em encontrar algumas "partes" de seus familiares para poder lhes dar um enterro digno no cemitério de Escuintla.

A erupção de domingo provocou uma avalanche de fluxos piroclásticos que transbordaram por uma ladeira natural do vulcão, deixando 100 mortos, quase 200 desaparecidos e cerca de 12 mil evacuados.

"O sol está queimando, a areia está queimando. Custa muito" buscar, acrescentou Chávez, que entrou na área apesar da restrição anunciada pela polícia.

Perto dali, Alex Fuentes, de 42 anos, ajuda seu amigo Renato a buscar sua esposa e três filhos desaparecidos. Assinalam que tinham "a esperança" de que os quatro estivessem abrigados em um guarda-roupa de madeira que ficou praticamente soterrado.

Renato, que se protege do sol com um boné vermelho, encontrou apenas o documento de identidade de sua esposa María.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)