(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump diz que pode convidar Kim aos EUA se cúpula correr bem


postado em 07/06/2018 17:36

O presidente americano, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (7) que está disposto a convidar o líder norte-coreano, Kim Jong Un, aos Estados Unidos se a cúpula entre os dois, prevista para 12 de junho em Singapura, correr bem.

Ele também indicou que espera uma "normalização" das relações entre os dois países.

"A resposta é sim (...) com certeza se correr bem", disse Trump a um jornalista que perguntou se ele planejava convidar o líder norte-coreano aos Estados Unidos.

"Gostaríamos de uma normalização, sim", declarou à imprensa ao lado do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, em visita a Washington.

Trump também disse que a carta que enviou na semana passada a Kim Jong Un era "calorosa e amável". "Gostei muito", assegurou.

A mensagem "só dizia que 'não podemos esperar para a cúpula, esperamos que aconteçam coisas grandiosas'", afirmou.

O presidente americano, que acredita que a reunião com Kim será um "grande sucesso", também advertiu que está completamente preparado para retirar-se.

"Estou pronto para ir embora (...) Espero que não seja necessário. Realmente acho que Kim Jong Un quer fazer algo grandioso para seu povo, para sua família e para ele mesmo", afirmou.

Trump também se comprometeu a abordar em seu encontro com Kim o tema dos cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte nas décadas de 1970 e 1980.

Abe, por sua vez, disse que está pronto para o diálogo direto com Pyongyang.

"Desejo encarar diretamente a Coreia do Norte e falar com eles para que o problema dos sequestros possa ser resolvido rapidamente", disse o presidente japonês em coletiva de imprensa.

Ele acrescentou que não há mudanças na política do Japão para buscar "a paz real no nordeste da Ásia" e que se a Coreia do Norte "está disposta a tomar medidas" na direção correta, terá um "futuro brilhante".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)