(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Soyuz é lançada com sucesso com três tripulantes rumo à ISS


postado em 06/06/2018 16:42

A nave espacial russa Soyuz, com um cosmonauta russo e dois astronautas - um americano e um alemão - a bordo, decolou nesta quarta-feira (6) das estepes do Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

O lançamento do foguete MS-09 levando o russo Serguei Prokopiev, a astronauta americana Serena Auñón-Chancellor e o alemão Alexander Gerst, foi realizado com sucesso a partir do Cosmódromo de Baikonur às 11h12 GMT (8h12 de Brasília), num clima quente e seco.

Deve chegar à ISS na sexta-feira para uma missão de cerca de cinco meses chamada "Horizons".

Essa equipe é relativamente inexperiente em comparação com as anteriores. Alexander Gerst, de 42 anos, da Agência Espacial Europeia (ESA), é o único que já completou uma missão espacial em 2014, já a bordo da ISS.

Serguei Prokopiev, comandante da nave, faz seu primeiro voo aos 43 anos. É também a primeira missão espacial de Serena Auñón-Chancellor, de 42 anos e médica. Ela foi indicada pela NASA no início do ano.

A inclusão tardia da novata na missão veio às custas de Jeanette Epps, que teria sido a primeira afro-americana a servir em uma missão de longo prazo a bordo da estação espacial. A NASA não explicou a mudança.

"Nós nos dirigimos ao foguete na plataforma de lançamento Gagarin. Ele está lá, pronto, fumegante, vivo, em toda a sua beleza. Vou ter que dar-lhe outra palmada amical antes de entrar. Mal posso esperar para sentir seus motores nas minhas costas. Vamos lá!", escreveu no Twitter algumas horas antes da decolagem Alexander Gerst, que assumirá o comando da ISS durante a missão.

Segundo a ESA, Gerst será a segunda pessoa da agência a assumir o comando do laboratório nos 17 anos que tripulações ocuparam a estação. O belga Frank De Winne assumiu a estação durante uma missão em 2009.

A febre do futebol tomou conta da ISS na preparação para a Copa do Mundo na Rússia, que começa na semana que vem, e o foguete Soyuz, que impulsionou o trio para o espaço, foi estampado com o emblema promocional do torneio.

Além disso, Prokopyev disse na coletiva de imprensa antes do lançamento que a tripulação da ISS organizaria seu próprio jogo de futebol, no dia da final, em 15 de julho. "A composição das equipes será internacional", disse Prokopyev na terça-feira.

O laboratório da Estação Espacial Internacional, um raro exemplo de cooperação entre a Rússia e os Estados Unidos, está em órbita desde 1998, a uma velocidade de 28.000 km/hora. Dezesseis países participam da ISS, que custou um total de US$ 100 bilhões, financiados principalmente pelos Estados Unidos e pela Rússia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)