(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Boeing diz que não entregará aviões ao Irã


postado em 06/06/2018 13:18

As encomendas de aviões da Boeing feitas pelas companhias aéreas iranianas Iran Air e Aseman Airlines por um montante total de 20 bilhões de dólares não serão entregues, após a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear iraniano - informou um porta-voz à AFP nesta quarta-feira (6).

"Para ser claro sobre os pedidos, ainda não entregamos nenhuma aeronave ao Irã e, dado que já não temos permissão para comercializar com o Irã, não entregaremos nenhuma aeronave" a Teerã, afirmou por e-mail o porta-voz.

Boeing e Iran Air tinham assinado, em dezembro de 2016, seu maior contrato em 40 anos, para a compra de 80 aeronaves por um valor de 16,6 bilhões de dólares.

A fabricante americana tinha fechado outro contrato por 3 bilhões de dólares para a venda de 30 aviões 737 MAX à companhia Aseman Airlines. A entrega estava prevista para acontecer entre 2022 e 2024.

A Boeing tinha indicado, então, que esses contratos lhe permitiram garantir "dezenas de milhares" de empregos nos Estados Unidos.

Mas, em 8 de maio, o governo Trump decidiu restabelecer as sanções impostas a Teerã, como consequência da saída de Washington do acordo sobre o programa nuclear iraniano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)