Publicidade

Estado de Minas

UE desenvolverá sistema de alerta por SMS em caso de atentado


postado em 06/06/2018 13:12

As instituições europeias chegaram a um acordo provisório nesta quarta-feira para estabelecer em todos os países da União Europeia (UE) um sistema de alerta por SMS em caso de atentado ou catástrofe.

Esse "sistema de transmissão de avisos públicos aos cidadãos por meio de seus telefones celulares" busca "aumentar a proteção" da população na UE, afirmou a Comissão Europeia em um comunicado.

"Isso permitirá que cidadãos e turistas sejam informados sobre ameaças iminentes ou em andamento na área onde estão localizados", acrescentou o executivo comunitário.

Esta decisão faz parte de um acordo mais amplo sobre um pacote de medidas no setor de telecomunicações alcançado entre os negociadores do Parlamento Europeu e do Conselho da UE, que representa os países do bloco.

Os eurodeputados introduziram a ideia deste sistema que é inspirado no 112, um número discado em caso de emergência em todos os países da UE para chamar uma ambulância, bombeiros ou a polícia.

A Holanda foi o primeiro país do mundo, em 8 de novembro de 2012, a lançar um dispositivo semelhante ao acordado nesta quarta-feira para alertar os cidadãos em caso de inundações ou ataques, explicou à AFP o gabinete do eurodeputado holandês Lambert Van Nistelrooij.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade