Publicidade

Estado de Minas

Rajoy renuncia ao comando do espanhol Partido Popular


postado em 05/06/2018 19:18

Madri, 05 - O ex-primeiro-ministro da Espanha Mariano Rajoy anunciou nesta terça-feira que deixará o cargo de líder do conservador Partido Popular poucos dias depois de ser deposto em uma voto de desconfiança motivado por um escândalo de corrupção. Rajoy, que comandou a sigla por 15 anos, disse a membros do partido que era hora de terminar sua "jornada" e entregar a liderança a outra pessoa. "É o melhor para mim e para o Partido Popular, e também para a Espanha", disse o político.

Os legisladores espanhóis votaram para destituir Rajoy como primeiro-ministro na sexta-feira passada, após um escândalo de corrupção envolvendo vários ex-membros de seu partido. Ele foi substituído como premiê pelo líder socialista Pedro Sanchez.

Rajoy serviu como premiê desde 2011 e previu que o novo governo só traria instabilidade política à Espanha, notando que o próprio Sanchez nunca havia vencido uma eleição. "O país está sendo governado por alguém sistematicamente rejeitado pelos espanhóis quando lhes perguntam sua opinião através das urnas", disse. Espera-se que Sanchez assuma o gabinete oficialmente nesta quarta-feira. Fonte: Associated Press.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade