(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Erupção do Vulcão de Fogo deixa 25 mortos na Guatemala


postado em 04/06/2018 05:54

Ao menos 25 pessoas morreram e mais de 1,7 milhão foram afetadas por uma potente erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, que expeliu grandes colunas de fumaça e fragmentos, o que obrigou as autoridades a retirar centenas de moradores de suas casas.

O Vulcão de Fogo expeliu material lodoso e provocou a morte de 25 pessoas - incluindo crianças - em várias comunidades localizadas na margem sul do monte, anunciou o porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León.

O porta-voz da Conred informou que 3.000 pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas e 653 foram levadas para abrigos nos departamentos de Escuintla (sul) e Sacatepéquez (oeste), que ao lado de Chimaltenango (oeste) são os três mais afetados pela erupção.

"Se desta vez nos salvamos, em outra (erupção) não", disse à AFP Efraín González, de 52 anos, levado para um abrigo de Escuintla, ao lado da esposa e da filha de um ano.

O desespero toma conta de González, pois o filho de 10 anos e a filha de 4 do casal são considerados desaparecidos. A casa da família foi atingida pela lava do vulcão, de 3.763 metros de altura e que emitiu colunas de cinza de quase 6.000 metros de altura.

As imagens exibidas na televisão e divulgadas nas redes sociais mostram corpos no chão, assim como veículos e casas destruídos pela erupção.

Em um primeiro balanço, o secretário da Conred, Sergio Cabañas, afirmou que as vítimas fatais foram presas pela lava que desceu do vulcão, situado a 35 km da capital. Ele também citou 20 feridos.

De León indicou que as tarefas de busca de corpos e desaparecidos foram suspensas durante a a note por falta de luz e pelo perigo para as equipes.

A erupção acabou após 16 horas e meia de atividade, mas existe a probabilidade de uma retomada, afirmou o Instituto de Vulcanologia, que recomendou medidas de precaução.

O presidente Jimmy Morales decretou três dias de luto e estado de emergência ou calamidade em Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, mas a medida precisa ser ratificada pelo Congresso.

O Grupo de Doadores, integrado por Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Suécia, Suíça, França, União Europeia, além do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização dos Estados Americanos e o sistema da ONU na Guatemala, expressou solidariedade e apoio para o país superar a tragédia.

A chuva de cinzas provocada pelo vulcão levou ao fechamento temporário das operações no aeroporto internacional da Cidade de Guatemala, informou a Direção Geral de Aeronáutica Civil.

O Vulcão de Fogo, localizado entre os departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, registrou sua primeira erupção de 2018 em janeiro.

Em setembro de 2012, provocou a última emergência por erupção no país, o que resultou na retirada de 10 mil habitantes localizados em localidades ao sul do vulcão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)