(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Menos neve expõe doninhas a predadores, dizem cientistas


postado em 24/05/2018 21:54

As fofíssimas doninhas brancas que no passado saltitavam, sem ser notadas, em campos nevados agora viraram alvos fáceis, devido ao aquecimento global, afirmam cientistas nesta quinta-feira (24).

Trata-se de um problema de perda de camuflagem, explicam.

Os pesquisadores descobriram que a população da 'Mustela nivalis nivalis', de pelagem branca, na floresta polonesa de Bialowieza, diminuiu bruscamente à medida que as mudanças climáticas foram reduzindo o número de dias nevados pela metade em 50 anos.

Em comparação com os anos 1960, as neves nas regiões de altitude da floresta desaparecem anualmente quase um mês mais cedo, e muito antes o pelo do ágil mamífero muda para tons terrosos.

Isto expõe a doninha a raposas, lobos, aves de rapina e outros predadores, reportaram os pesquisadores em artigo no periódico Scientific Reports.

"A mudança climática influenciará fortemente a mortalidade da doninha 'M. n. nivalis', devido à incompatibilidade prolongada da camuflagem", escreveram Kamal Atmey, da Universidade de Bordeaux, e dois colegas poloneses.

Vestir um casaco de inverno após o degelo da primavera "pode provocar a extinção local".

A doninha comum é nativa do Canadá e da Euroásia, e foi introduzida em outras regiões do mundo, acidentalmente ou para o controle de pestes.

Os animais pequenos e furtivos vivem de uma dieta de pequenos roedores, especialmente camundongos, e às vezes caçam presas maiores, como lebres.

Apenas a subespécie 'M. n. nivalis', encontrada em regiões nevadas, desenvolveu a capacidade de ostentar pelagem branca durante o inverno, perdendo-o gradativamente à medida que as temperaturas esquentam.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)