(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump cancela reunião de cúpula com Kim Jong-un em Cingapura


postado em 24/05/2018 11:30

Em uma carta nesta quinta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, o cancelamento da reunião de cúpula prevista entre os dois, no dia 12 de junho em Cingapura, pela "aberta hostilidade" demonstrada por Pyongyang.

"Infelizmente, com base na tremenda raiva e aberta hostilidade demonstradas em suas declarações mais recentes, eu sinto que é inapropriado, neste momento, ter este encontro tão longamente planejado", afirma Trump no documento, divulgado pela Casa Branca.

Por este motivo, completa o presidente americano, "pelo bem dos dois países, mas em detrimento de todo mundo, (a reunião) não vai acontecer".

De acordo com Trump, o mundo em geral e a Coreia do Norte em particular "perderam uma grande oportunidade" de construir uma paz duradoura.

"Esta oportunidade perdida é um momento triste na história", destacou.

O presidente dos Estados Unidos aproveitou a nota para fazer uma ameaça a Kim: "Você se refere a sua capacidade nuclear, mas a nossa (capacidade) é tão grande e potente que rezo a Deus que nunca tenha que utilizá-la".

Trump também disse a Kim: "Esperava poder me reunir com você".

Donald Trump e Kim Jong-un haviam concordado com o encontro de cúpula em Cingapura para discutir mecanismos para que a Coreia do Norte interrompesse os programas de armas nucleares.

Neste processo de aproximação, a Coreia do Norte libertou três cidadãos americanos que estavam detidos em Pyongyang e anunciou o desmantelamento de uma unidade dedicada ao programa de armas nucleares.

Kim chegou inclusive a participar de um histórico encontro com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na zona desmilitarizada que divide a península.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)