(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Famílias de 8 países processam UE por política climática 'insuficiente'


postado em 24/05/2018 08:00

Quase dez famílias da Europa, do Quênia e de Fiji entraram com uma demanda judicial para exigir que a União Europeia (UE) faça mais para lutar contra a mudança climática - anunciaram seus representantes nesta quinta-feira (24).

A ação, apresentada na quarta-feira no Tribunal de Justiça da UE, quer que se reconheça que o objetivo do bloco em matéria de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa é "insuficiente", explicou a Rede de Ação pelo Clima, que reúne ONGs de toda Europa e leva à frente o caso batizado de "People's climate case".

Os demandantes são "famílias que vivem perto do litoral, famílias com bosques, famílias que vivem nas montanhas e veem as geleiras derreter", disse à AFP a advogada Roda Verheyen. O tribunal pode levar a decidir se aceita, ou não, o caso, acrescentou a advogada.

"Essas são famílias que já estão afetadas pela mudança climática (...) e que dizem à União Europeia: 'Vocês têm que fazer o que puderem para nos proteger, porque, do contrário, sofreremos danos catastróficos", completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)