(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

O centro de testes nucleares a ser desmontado por Pyongyang


postado em 23/05/2018 12:24

A promessa do líder norte-coreano, Kim Jong-un, de desmantelar o único centro conhecido de testes nucleares da Coreia do Norte põe as atenções sobre Punggye-ri, uma instalação secreta na fronteira com a China.

Essa instalação subterrânea foi palco de seis testes nucleares realizados por Pyongyang, incluindo o último de setembro.

A Coreia do Norte anunciou que detonaria os túneis de acesso diante de jornalistas estrangeiros entre quarta e sexta-feiras.

Esse desmantelamento busca ser um gesto de boa vontade antes da histórica cúpula entre Kim e o presidente americano, Donald Trump, prevista, em tese, para acontecer em 12 de junho, em Cingapura.

- Um contexto ideal -

O lugar está escavado profundamente debaixo de uma montanha granítica de 2.000 metros de altitude em Hamqyong do Norte, província do nordeste fronteiriça com a China. É considerado ideal para resistir às forças deflagradas pelas explosões nucleares.

Sua existência foi descoberta em 2006, após o primeiro teste nuclear norte-coreano, na época de Kim Jong-il, o falecido pai de Kim Jong-un. Desde então, é vigiado por câmeras de satélite.

Os túneis que penetram no lugar por várias direções são visíveis. O primeiro teste foi realizado no túnel oriental, o segundo e o terceiro, no túnel ocidental, e o restante, no túnel setentrional, segundo autoridades dos serviços secretos.

- Forte explosão -

Os testes realizados neste lugar demonstraram os rápidos progressos do programa nuclear norte-coreano, especialmente desde a chegada do jovem Kim ao poder em 2011, que supervisionou quatro testes atômicos.

O primeiro teste, considerado um fracasso, liberou uma potência de apenas um quiloton (1.000 toneladas), muito baixa em comparação com os 250 quilotons liberados no sexto ensaio, realizado em 3 de setembro de 2017, o que supõe mais de 16 vezes a potência da bomba atômica americana que arrasou Hiroshima em 1945.

Mas a proximidade de Punggye-ri com a China gerou preocupação em Pequim. O sexto teste provocou um sismo sentido do outro lado da fronteira, deflagrando o pânico entre muitos chineses.

- Segurança do local -

Os testes geraram crescentes temores sobre a segurança desse sítio, com advertências de cientistas chineses contra uma grande ameaça radioativa para toda região.

Um recente estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia da China disse que o último teste teria provocado um desabamento de rochas no monte Mantap, sob o qual são realizados testes.

Citado por Seul, Kim descartou a ideia de que o lugar fique fora do serviço, fazendo referência a "dois túneis adicionais ainda maiores" e "em bom estado".

- De cara para a galeria? -

Alguns especialistas afirmam que Pyongyang já aprendeu tudo o que precisava aprender com esses testes nucleares realizados no lugar.

"Já reuniram os dados necessários durante seis testes nucleares e, a menos que destruam esses dados, existem dúvidas sobre a importância de desmantelar um centro de testes nucleares que já tem tempo", explica Go Myong-hyun, do Instituto Asan de Estudos Políticos.

Mas, para Jeffrey Lewis, do Instituto Middlebury de Estudos Estratégicos, não há provas de que Punggye-ri não sirva mais. Para ele, este desmantelamento não consiste em "se desfazer de um sítio danificado".

- Medo da radiação -

O Norte afirma, há tempos, que seus testes não ameaçam o meio ambiente e não representam "nenhum vazamento radioativo".

Citando desertores e pesquisadores norte-coreanos, jornais sul-coreanos e japoneses informaram, porém, de casos de exposição à radioatividade entre os trabalhadores do lugar, ou moradores próximos, com casos de câncer e de nascimentos de bebês com má-formação.

Essas preocupações convenceram o ministro sul-coreano da Unificação a realizar no ano passado exames médicos em 30 norte-coreanos desertores e chegados da região potencialmente afetada por essa radioatividade.

Quatro deles, provenientes do condado de Kilju, que engloba Punggye-ri, mostraram sintomas que podem ser atribuídos a uma exposição às radiações. Os pesquisadores participantes no estudo consideraram, porém, que não poderiam tirar nenhuma conclusão para vincular esses problemas de saúde com um teste nuclear.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)