(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Americanas são detidas por patrulha de fronteira por falarem espanhol


postado em 21/05/2018 18:54

Havre, 21 - Duas americanas foram detidas e interrogadas após um agente da Patrulha da Fronteira ouvi-las conversando em espanhol em um posto de gasolina em Havre, mONTANA, a cerca de 48 quilômetros da fronteira dos EUA com o Canadá, na madrugada da última quarta-feira, 16.

Ana Suda e Mimi Hernandez disseram que o agente as deteve por cerca de 35 minutos. No vídeo do encontro, postado pela KRTV de Great Falls, o agente diz que falar espanhol "é muito inédito" no local.

Ana Suda perguntou ao agente por que ele pedia suas identificações. "Eu gravei ele admitindo que nos parou, simplesmente, porque estávamos falando espanhol. Nenhum outro motivo", escreveu Suda em um post no Facebook, publicado no dia do ocorrido. "Lembre-se de não falar espanhol para não parecer ser ilegal."

Porta-voz da Alfândega e Proteção de Fronteiras, Jason Givens divulgou uma declaração dizendo que o incidente será averiguado.

"Embora a maioria dos trabalhos de patrulha de fronteira seja realizada na área de fronteira imediata, os agentes têm amplas autoridades policiais e não estão limitados a uma geografia específica dentro dos Estados Unidos", disse o comunicado. "Eles têm autoridade para questionar indivíduos, fazer prisões e levar em consideração provas".

Com pouco menos de 10 mil habitantes, Havre fica perto de duas reservas indígenas e tem uma população predominantemente branca, sendo 4% hispânicos.

(AP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)