(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bovespa cai e real se desvaloriza com Selic estável


postado em 17/05/2018 20:42

A Bovespa despencou nesta quinta-feira (17) e o real voltou a se desvalorizar em relação ao dólar, após a decisão do Banco Central (BC) de manter inalterada a sua taxa básica de juros, a Selic, apesar das expectativas de um novo corte.

O índice Ibovespa caiu 3,37%, puxado para baixo principalmente por ações de bancos. O Banco do Brasil cedeu 4,64%, as ações preferenciais do Itaú Unibanco caíram 5,23% e as do Bradesco 3,71%.

Houve também uma forte queda da Petrobras (-4,49% das ordinárias e -5,26% das preferenciais), apesar dos altos preços do petróleo no mercado internacional. Segundo analistas, isso se deve a realizações de lucros de curto prazo.

O BC manteve sua taxa básica nesta quarta-feira em 6,5%, interrompendo um ciclo de 12 cortes consecutivos. A maioria dos investidores esperava uma nova baixa, a 6,25%, para reforçar uma atividade econômica enfraquecida em um contexto de baixa inflação.

"Os investidores da Bolsa estavam considerando que (a Selic) cairia a 6,25% (...), então agora estão revendo suas expectativas e revendo seu apetite ao risco", explicou à AFP o economista Mauro Rochlin, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.

O BC alegou a volatilidade do cenário externo, que acarretou na desvalorização de cerca de 10% sofrida pelo real em relação ao dólar neste ano, e incertezas sobre a continuidade dos ajustes fiscais após as eleições de outubro.

Mas a medida não acalmou o mercado cambial, e o real continuou a se desvalorizar frente ao dólar, recuando para 3,70 unidades por dólar no fechamento dos mercados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)