(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Putin se reúne com Assad na cidade russa de Sochi, diz Kremlin


postado em 17/05/2018 16:42

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se nesta quinta-feira (17) com seu contraparte e aliado sírio, Bashar Al Assad, em Sochi, no sul da Rússia, informou o Kremlin.

"Hoje, o presidente Putin se reuniu com o presidente sírio, Bashar al Assad, que está em Sochi para uma visita de trabalho", declarou a jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, destacando que ambos tiveram "conversas bastante exaustivas".

Os dois dirigentes haviam se encontrado pela última vez em 11 de dezembro na base russa de Hmeimim, na Síria, quando Putin ordenou a retirada de parte do continente russo do país. Eles já haviam se reunido anteriormente no fim de novembro, também em Sochi.

Segundo o Kremlin, Putin cumprimentou o presidente sírio pelo "sucesso do exército governamental sírio na luta contra os grupos terroristas" e destacou "a necessidade de criar condições suplementares para a retomada do processo político em larga escala".

Assad, por sua vez, declarou que "a estabilidade na Síria melhorou e que isto abria a porta ao processo político", acrescentou a fonte.

"Com o início do processo político em sua fase mais ativa, as forças armadas estrangeiras vão se retirar do território sírio", destacou Putin, citado em um comunicado oficial.

De acordo com Peskov, Bashar al-Assad decidiu após este encontro escolher emissários em vista da "formação de um comitê constitucional que deverá trabalhar na lei fundamental na Síria" e que "serão enviados à ONU".

A Rússia intervém na Síria ao lado das forças de seu aliado, Assad, desde setembro de 2015, uma implicação que permitiu ao exército do regime retomar grande parte de seu território.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)