(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Opositores presos apanham no Serviço de Inteligência da Venezuela


postado em 16/05/2018 20:54

Opositores detidos na sede do Serviço de Inteligência em Caracas foram espancados nesta quarta-feira (16) por oficiais e presos comuns, durante um protesto para exigir melhores condições, denunciaram líderes políticos e uma ONG.

"Gregory Sanabria, um dos presos políticos, foi brutalmente espancado" e, "aparentemente, vários de nossos prisioneiros foram torturados", disse a jornalistas a parlamentar Delsa Solórzano em frente ao Helicoide, o prédio da polícia.

Entre os detidos está o americano Joshua Holt, um mórmon acusado de porte de armas de guerra e supostos planos para desestabilizar o governo do presidente Nicolás Maduro.

Em uma mensagem no Twitter, a embaixada dos Estados Unidos em Caracas expressou sua "preocupação" porque "Holt e outros cidadãos americanos estão em perigo".

"Preciso de ajuda (...), tomaram a prisão onde eu estou, estão do lado de fora e dizem que querem me matar", expressou Holt em um vídeo difundido nas redes sociais. Em outra gravação, acompanhado por opositores, é visto mais calmo e esclarece que não está "sequestrado" em sua cela.

Os presos pedem liberdade para os que têm ordem de soltura, a transferência para tribunais para os que ainda não foram julgados, e atendimento médico, de acordo com Solorzano, que anunciou que vai levar o caso às Nações Unidas.

Representantes da Procuradoria foram ao local, fortemente custodiado, para ouvir os pedidos e "resolver a situação", escreveu o procurador-geral, Tarek William Saab, no Twitter.

Fotografias de Sanabria com hematomas no rosto foram divulgadas na Internet. Ele foi preso em 2014 no âmbito dos protestos que buscavam a saída de Maduro.

O diretor da ONG de direitos humanos Foro Penal, Alfredo Romero, disse que o protesto deixou feridos, mas sem especificar o número.

No Helicoide estão 54 dos 238 opositores presos contabilizados pelo Foro Penal. "Vinte têm liberdade sob fiança que não foram concedidas", afirmou Romero.

Patricia Gutiérrez, esposa do detido ex-prefeito Daniel Ceballos, informou que Sanabria foi espancado por presos comuns, o que originou o protesto dos opositores, ao que, assegura, policiais responderam com gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Em um áudio e vídeos enviados à AFP, Ceballos justifica o protesto por violações dos direitos dos prisioneiros.

"Gregory Sanabria, um preso político há mais de três anos que não teve julgamento, está com o rosto desfigurado. Estamos cansados de ver como assassinam lentamente os que estão em Helicoide", diz Ceballos, exigindo a presença da Procuradoria nas celas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)