(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump chama de 'animais' alguns imigrantes em situação ilegal


postado em 16/05/2018 20:24

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta quarta-feira (16) de "animais" alguns imigrantes em situação ilegal, durante uma mesa redonda sobre as cidades "santuário" e gangues, entre elas a MS-13, da qual denunciou a crueldade.

"Estamos expulsando pessoas do país (...). Não se pode acreditar quão más são essas pessoas", declarou o presidente em uma reunião na Casa Branca com políticos republicanos da Califórnia.

"Não são pessoas, são animais", acrescentou. "Estamos tirando-os deste país a um ritmo nunca antes visto".

O presidente se pronunciou durante um debate sobre os municípios da Califórnia que se negam a cooperar com o ICE, o serviço central de controle migratório do governo federal, chamados "santuários".

Trump também considerou que a chegada de imigrantes em situação ilegal se deve ao fato de os Estados Unidos terem "as leis de imigração mais fracas do mundo".

"A lei da Califórnia dá refúgio a alguns dos criminosos mais cruéis e violentos do mundo, como os da gangue MS-13", disse, lamentando que "homens, mulheres e crianças inocentes" estejam "à mercê de criminosos sádicos".

Trump qualificou a MS-13, uma gangue originada nos Estados Unidos, mas que tem raízes em El Salvador, de "perversa" e "assassina".

Opositores democratas reagiram aos comentários do presidente.

"Os imigrantes são seres humanos, não animais, não criminosos, narcotraficantes, não estupradores. São seres humanos", declarou o representante pelo Colorado, Jared Polis.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, disse que "Trump está mentindo sobre imigração, mentindo sobre o crime e mentindo sobre as leis da Califórnia".

A Califórnia, o estado mais povoado do país e reduto democrata, está imerso em um confronto legal e político com a administração federal sobre imigração.

O governo de Trump demandou o "Golden State" para obrigá-lo a acabar com a política de cidades "santuário", enquanto a Califórnia também iniciou processos legais contra o governo americano.

Brown sancionou em outubro uma lei que declara a Califórnia um "estado santuário", em um desafio aberto à decisão de Trump de deter a imigração em situação ilegal e potencialmente expulsar do país milhões de pessoas que entraram nos Estados Unidos de forma clandestina.

Na Califórnia vive a maior parte dos imigrantes em situação ilegal, cerca de um quarto dos 11 milhões estimados que estejam em todo o país, principalmente de origem latino-americana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)