(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Zuckerberg aceita encontrar eurodeputados em Bruxelas


postado em 16/05/2018 13:30

O chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, concordou em se reunir em Bruxelas com os eurodeputados que exigem seu comparecimento para explicar o uso de dados pessoais de seus milhões de usuários após o escândalo Cambridge Analytica - anunciou o Parlamento Europeu nesta quarta-feira (16).

Zuckerberg "estará em Bruxelas o mais rápido possível, espero já na próxima semana" para se encontrar com os presidentes dos vários grupos no Parlamento, explicou o presidente dos eurodeputados, Antonio Tajani.

A reunião será realizada a portas fechadas durante uma "conferência dos presidentes", tradicionalmente realizada na quinta-feira, de acordo com uma fonte do Parlamento.

O Eliseu anunciou que o presidente francês, Emmanuel Macron, receberia Zuckerberg, além de 50 líderes de grandes empresas digitais, em Paris, na quarta-feira, 23 de maio.

Contactado pela AFP, o Facebook disse que a reunião no Parlamento Europeu seria uma oportunidade para "dialogar, ouvir seus pontos de vista e mostrar as medidas" tomadas pelo gigante da Internet "para melhor proteger a privacidade das pessoas".

"Os nossos cidadãos merecem uma explicação completa e detalhada. Estou feliz com a decisão do sr. Zuckerberg de comparecer pessoalmente perante os representantes de 500 milhões de europeus. Um passo na direção certa para restaurar a confiança", ressaltou Tajani.

Desde 20 de março e o escândalo Cambridge Analytica, o nome da empresa que inadvertidamente explorava os dados de dezenas de milhões de usuários do Facebook, Tajani convida o CEO do Facebook a se explicar perante os eurodeputados.

Mas Mark Zuckerberg, que testemunhou durante dez horas perante as autoridades americanas no mês passado, propôs inicialmente que fosse um vice-presidente que comparecesse perante os deputados europeus.

O medo de uma manipulação eleitoral por meio de informações pessoais recuperadas das redes sociais aumentou o escândalo Cambridge Analytica, que trabalhou para a campanha presidencial de Donald Trump em 2016.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)