(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Norte ameaça cancelar cúpula com EUA


postado em 16/05/2018 00:36

A Coreia do Norte ameaçou nesta quarta-feira cancelar a cúpula entre seu líder, Kim Jong Un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se Washington insistir com sua exigência de que Pyongyang abandone unilateralmente seu arsenal nuclear.

Se o governo americano "nos encurralar e nos pedir unilateralmente para abandonar nossas armas nucleares, não vamos ter qualquer interesse nas conversações e vamos ter que reconsiderar se aceitamos a futura cúpula entre Coreia do Norte e Estados Unidos", declarou o vice-ministro das Relações Exteriores, Kim Kye Gwan, citado pela agência oficial KCNA.

Washington pressiona para que Pyongyang elimine completamente suas armas nucleares, de forma verificável e irreversível.

Na cúpula com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, no mês passado, Kim admitiu seu compromisso com a eliminação das armas nucleares: "nós já expressamos nossa vontade de uma 'desnuclearização' da península da Coreia e declaramos que os Estados Unidos devem terminar com sua política hostil para com a DPRK (acrônimo oficial da Coreia do Norte) e ameaças nucleares como condição prévia".

No passado, Pyongyang exigiu a retirada das tropas americanas estacionadas na Coreia do Sul para proteger o país de seu vizinho, e o fim do guarda-chuva nuclear de Washington sobre seu aliado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)