(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento escocês vota contra projeto de lei britânico do Brexit


postado em 15/05/2018 14:18

O Parlamento escocês rejeitou nesta terça-feira o projeto de lei britânico sobre o Brexit que atualmente está sendo discutido, abrindo assim a porta a uma crise constitucional.

Os deputados da Assembleia Parlamentar de Edimburgo aprovaram por 93 votos a favor e 30 contra uma moção que não dá o "consentimento" a esse projeto do Executivo britânico que também tem causado importantes divisões no Parlamento em Westminster.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, não tem obrigação de mudar seu plano para o Brexit, apesar da rejeição escocesa.

Vários especialistas alertam, no entanto, que um confronto entre Londres e Edimburgo poderia levar a Escócia à independência.

Os governos britânico e escocês estão discutindo a questão de quem terá certos poderes atualmente nas mãos de Bruxelas, em setores como agricultura e pesca, quando o Reino Unido deixar a UE.

O governo nacionalista escocês quer que esses poderes estejam sob seu controle, mas o Executivo conservador britânico alega que eles devem ser administrados a partir de Londres, pelo menos em um primeiro momento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)