(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo presidente catalão quer reunião com Rajoy


postado em 15/05/2018 13:12

O separatista Quim Torra, que tomou posse na segunda-feira como presidente da Catalunha, pediu, nesta terça, uma reunião com o chefe de governo espanhol Mariano Rajoy.

"O primeiro objetivo do novo governo catalão é oferecer o diálogo ao governo espanhol (...) Presidente Rajoy, por favor, marque uma data e um local", declarou Torra em uma coletiva de imprensa em Berlim, onde visita o ex-presidente Carles Puigdemont que o designou como sucessor.

"Depois de assumir o cargo, a primeira coisa que eu farei é enviar uma carta ao presidente (do governo) pedindo isso", acrescentou em uma coletiva de imprensa de Berlim, onde visita o ex-presidente Carles Puigdemont.

O antigo líder separatista foi destituído pelo governo espanhol após a fracassada declaração de independência de 27 de outubro passado e, desde então, é Madri que controla de forma direta a administração regional.

A formação de um governo por parte de Torra deve pôr fim a essa intervenção da autonomia regional, mas não será completa, conforme anúncio do Executivo central espanhol nesta quinta-feira, advertindo que manterão o controle das finanças públicas da administração catalã.

"Não vamos aceitar essas condições", disse Torra, assegurando que "é absolutamente necessário para nós termos o controle das nossas próprias finanças".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)