Jornal Estado de Minas

Presidente palestino internado em um hospital para um operação "menor"

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, foi internado nesta terça-feira em um hospital de Ramallah, na Cisjordânia ocupada, para "uma operação cirúrgica menor em uma orelha", informou a agência palestina Wafa.

"O presidente sairá do hospital em algumas horas", indicou a agência.

A hospitalização aconteceu um dia depois da jornada mais violenta do conflito israelense-palestino em quatro anos, com as mortes de 59 palestinos por tiros de soldados israelenses na Faixa de Gaza.

A saúde de Abbas, de 83 anos e famoso por ser um fumante inveterado, é objeto frequente de boatos. No fim de fevereiro, ele passou por vários exames durante uma visita aos Estados Unidos.

O político veterano foi reeleito no início de maio para comandar a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), o movimento histórico reconhecido internacionalmente como representante dos palestinos dos Territórios e da diáspora.

Sua reeleição coincidiu com um aumento da tensão entre palestinos e israelenses, avivada pela transferência na segunda-feira da embaixada americana de Tel Aviv a Jerusalém

Abbas foi eleito presidente da Autoridade Palestina em 2005 por um prazo de quatro anos, mas permanece no cargo porque não foram organizadas novas eleições em consequência das divisões internas palestinas com o Hamas, o movimento islamita que governa a Faixa de Gaza.

.