Jornal Estado de Minas

Polícia revista redações de jornais russos na Ucrânia

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) anunciou nesta terça-feira (15) que fez operações de busca e apreensão nas redações de dois veículos de imprensa russos, a televisão RT e a agência de notícias Ria Novosti, e um jornalista foi detido - o que indignou o Kremlin.

"As batidas continuam na Ria Novosti e em outros veículos", entre eles a rede de televisão RT (ex-Russia Today), "proibida na Ucrânia", disse à AFP a porta-voz do SBU, Olena Guitlianska.

Um jornalista da Ria Novosti, o ucraniano Kirilo Vischinski, foi detido pela manhã em sua residência por "atividades antiucranianas", acrescentou.

"As forças da ordem estabeleceram" que esses veículos "eram usados pelo país do agressor em sua guerra híbrida contra a Ucrânia", acrescentou, em sua página no Facebook.

Segundo o SBU, as redações da Ria Novosti e da RT ficam no mesmo prédio no centro de Kiev.

"São ações absolutamente revoltantes e escandalosas", reagiu, em conversa com os jornalistas, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, pedindo "uma reação severa e intransigente" das organizações internacionais e advertindo sobre futuras "medidas de reciprocidade".

A redação da Ria Novosti na Ucrânia conta com cerca de 15 jornalistas, uma parte dos quais está encarregada de transmitir informações para sua sede de Moscou, e os outros, dirigidos por Vishinski, ocupam da página rian.com.ua destinada ao público ucraniano.

.