Publicidade

Estado de Minas

Erdogan: EUA perdem papel de mediador com transferência da embaixada


postado em 14/05/2018 09:00

Os Estados Unidos perderam seu poder de mediar no Oriente Médio, ao tomar a decisão de transferir sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém - disse nesta segunda-feira (14) em Londres o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

"Com seu último passo, os Estados Unidos escolheram ser parte do problema, não da solução, e perderam seu papel como mediador no processo de paz", afirmou Erdogan, em uma conferência na Chatham House.

A decisão do presidente Donald Trump "viola a lei internacional e as resoluções da ONU", continuou o líder turco.

"O estabelecimento de um Estado palestino com Jerusalém como capital é a única via para uma paz e estabilidade duradouras. Continuaremos repetindo esse fato", insistiu.

"Essa decisão não servirá para a paz e a estabilidade, aumentará as tensões e atiçará ainda mais o fogo entre comunidades", sentenciou.

Os Estados Unidos inauguram hoje sua nova embaixada em Jerusalém, rejeitada com protestos de palestinos que terminaram, até agora, em 16 mortos na Faixa de Gaza, vítimas de disparos de soldados israelenses.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade