(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coleção Rockefeller é leiloada por recorde de US$ 832 milhões

O leilão quebrou o recorde de outro ocorrido com a coletânea das obras de arte de de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé


postado em 12/05/2018 00:18 / atualizado em 12/05/2018 10:38

Apenas a tela
Apenas a tela "La fillette à la corbeille fleurie", de Pablo Picasso ( foto), obteve 115 milhões de dólares (foto: Wikipédia)

A coleção Rockefeller, com cerca de 1.500 obras reunidas por Peggy e David Rockefeller, foi leiloada esta semana por 832,5 milhões de dólares, um recorde que supera com folga os 484 milhões pagos pela coleção de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé, vendida em 2009, anunciou a Casa Christie's nesta sexta-feira.


Destinada a quebrar o recorde da chamada "venda do século", como foi chamado o leilão da coleção de Saint Laurent e seu companheiro, o conjunto de quadros e objetos dos Rockefeller estava avaliado em mais de 600 milhões de dólares.


Apenas a tela "La fillette à la corbeille fleurie", de Pablo Picasso, obteve 115 milhões de dólares, na terça-feira passada.


Na mesma terça-feira, "Nymphéas en fleurs" recebeu o valor recorde para um quadro de Claude Monet, com 84,6 milhões de dólares.


A tela pintada em Giverny entre 1914 e 1917 quebrou o recorde estabelecido por "Meule", em novembro de 2016 em Nova York, com 81,4 milhões de dólares.


"Odalisque couchée aux magnolias" estabeleceu outro recorde, para Henri Matisse, obtendo 80,7 milhões de dólares.


A tela de 1923 quase dobrou os 46,4 milhões de dólares do recorde anterior, que pertencia a "Les coucous tapis bleu et rose" durante o leilão da coleção Saint Laurent e Bergé.


David Rockefeller, poderoso banqueiro, filantropo e último neto de John Rockefeller, fundador de uma das mais poderosas dinastias americanas, morreu em 2017, aos 101 anos.


A renda com o leilão será revertida para as causas filantrópicas apoiadas pelos Rockefeller, incluindo o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), a Universidade de Harvard e o Conselho de Relações Exteriores (Council of Foreign Relations).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)