Publicidade

Estado de Minas

SpaceX lança foguete Falcon 9 mais potente


postado em 11/05/2018 19:48

SpaceX lançou nesta sexta-feira o mais poderoso de seus foguetes Falcon 9, que poderá levar humanos ao espaço até o final deste ano.

Em sua primeira missão, o Falcon 9 Block 5 deve colocar em órbita elevada o primeiro satélite de comunicações de Bangladesh, batizado Bangabandhu Satellite-1.

O foguete partiu às 20H14 GMT (17H14 Brasília) de Cabo Cañaveral, na Flórida.

O Block 5, a mais recente atualização do modelo Falcon 9, foi construído para voar até 10 vezes com o mínimo de restauração, recordou na quinta-feira Elon Musk, diretor-executivo da SpaceX, que busca tornar mais eficientes as viagens espaciais.

"Esperamos que não haja literalmente qualquer ação (de reconstrução) entre os voos, assim como com os aviões".

O foguete tentará regressar à Terra e pousar em posição vertical em uma plataforma móvel no oceano Atlântico.

Até agora, 11 foguetes da SpaceX pousaram em terra e 13 em plataformas no mar, como parte dos esforços para se reduzir os custos dos voos espaciais e aumentar a reciclagem dos caros componentes das naves espaciais.

Eventualmente, o foguete poderá levar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da cápsula Dragon, ainda em desenvolvimento.

O primeiro lançamento tripulado está previsto para dezembro deste ano.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade