(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chefe dos inspetores da AIEA pede demissão


postado em 11/05/2018 16:18

O chefe dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Tero Varjoranta, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (11), informou um porta-voz da instituição.

A demissão inesperada de Varjoranta, para a qual não foram dadas justificativas, ocorre após o anúncio de retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã.

A AIEA é a encarregada de verificar o cumprimento deste acordo.

"As atividades de salvaguarda da agência vão continuar sendo levadas adiante de forma muito profissional", disse o porta-voz do organismo.

Varjoranta, que ocupava o cargo de chefe dos inspetores desde o final de 2013, foi substituído temporariamente por Massimo Aparo, atual diretor do escritório de verificação no Irã.

Seu substituto permanente será eleito assim que possível, acrescentou o porta-voz da AIEA.

Autoridades americanas haviam declarado que queriam que as inspeções do organismo prosseguissem no Irã, apesar da retirada de seu país do acordo nuclear.

"Os Estados Unidos seguirão apoiando uma forte implementação das inspeções da AIEA no Irã sob a plena autoridade" deste organismo, disse na sexta-feira à AFP um representante americano da organização.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)