(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rei da Malásia aceita indultar imediatamente opositor Anwar


postado em 11/05/2018 06:00

O rei da Malásia, Muhammad V, aceitou indultar imediatamente o líder opositor Anwar Ibrahim, detido por sodomia e corrupção, informou nesta sexta-feira o primeiro-ministro, Mahathir Mohamad, recém-empossado no cargo.

"O rei indicou que está disposto a indultar Datuk Sri Anwar imediatamente", explicou Mahathir em entrevista coletiva.

O anúncio ocorre um dia após Mahathir Mohamad, de 92 anos, tomar posse após uma inesperada vitória nas eleições legislativas realizadas na quarta-feira, derrotando a aliança da oposição.

"Vamos iniciar o procedimento apropriado para obter um indulto para Datuk Sri Anwar. Isto significa um indulto total. Deveria ser libertado imediatamente após o benefício", disse o chefe de Governo.

Mahathir havia se comprometido, em caso de uma vitória nas legislativas que permitisse sua chegada ao posto de primeiro-ministro, a ceder o cargo a Anwar, seu ex-inimigo, assim que este último, de 70 anos, deixasse a prisão.

Os dois políticos se reconciliaram antes das eleições com o objetivo de retirar o poder do ex-premier Najib Razak, envolvido em um grande escândalo financeiro que abala a Malásia desde 2015.

A coalizão opositora liderada por Mahathir e apoiada por Anwar obteve na quarta-feira uma grande vitória nas eleições sobre a Barisan Nasional (Frente Nacional, BN), a coalizão que governava a ex-colônia britânica desde sua independência em 1957.

Anwar foi o braço direito de Mahathir quando este foi primeiro-ministro pela primeira vez (1981-2003), mas em 1998 foi destituído por divergências políticas.

Depois de passar à oposição, Anwar foi condenado e preso ao final de um julgamento polêmico por sodomia e corrupção.

O opositor voltou a ser condenado em 2015, desta vez durante o governo Najib, a cinco anos de prisão por sodomia, em um julgamento tão controverso quanto o anterior.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)