Publicidade

Estado de Minas

Ator Viggo Mortensen se une a associação separatista catalã


postado em 10/05/2018 08:36

O ator americano Viggo Mortensen, conhecido por seu papel de Aragorn na trilogia de "O Senhor dos Anéis", tornou-se sócio da organização separatista catalã Omnium Cultural - informou a entidade nesta quinta-feira (10).

"A família da Omnium é cada vez maior e, a partir de hoje, temos a honra de contar com o apoio do ator Viggo Mortensen como novo sócio", disse a instituição no Twitter, mensagem que pouco depois foi retuitado pela conta do americano.

O ator, de 59 anos, criado na Argentina e atualmente residente em Madri, mantém desde 2010 um relacionamento com a atriz catalã Ariadna Gil. No ano passado, ele se manifestou a favor de um referendo de autodeterminação na Catalunha.

Fundada em 1961 para promover a língua e a cultura catalãs reprimidas pela ditadura de Francisco Franco (1939-1975), a Omnium se tornou nos últimos anos um ator relevante do processo separatista lançado na Catalunha. Junto com a associação ANC organizou multitudinários protestos na região.

Seu atual presidente, Jordi Cuixart, encontra-se em prisão preventiva desde meados de outubro. Ele é acusado de rebelião por seu envolvimento no processo de secessão liderado pelo governo regional catalão de Carles Puigdemont e que levou a uma frustrada declaração de independência em 27 de outubro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade