Publicidade

Estado de Minas

Paraguai vai transferir sua embaixada em Israel para Jerusalém


postado em 09/05/2018 19:54

O governo do presidente do Paraguai transferirá sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, informou o ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira (9).

O Paraguai será o terceiro país das Américas a transferir sua sede diplomática para Jerusalém, depois dos Estados Unidos e da Guatemala.

Em um breve comunicado, o ministério indicou que "iniciou o processo de execução da decisão presidencial e deu as instruções correspondentes à representação diplomática do Paraguai em Israel".

"Estamos muito agradecidos pela importante decisão de transferir a embaixada paraguaia. Essa decisão do (presidente Horacio) Cartes é justa e corajosa", disse o embaixador israelense Zeev Harel ao jornal ABC de Assunção.

Consultada pela AFP, a chancelaria brasileira reiterou sua postura já manifestada em dois comunicados do ano passado, quando Estados Unidos e Guatemala anunciaram a transferência de suas missões:

"O status final da cidade de Jerusalém deverá ser definido em negociações que assegurem o estabelecimento de dois estados vivendo em paz e segurança dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas e com livre acesso aos lugares santos das três religiões monoteístas, nos termos das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

O Brasil mantém relações diplomáticas com Israel desde 1949 e reconheceu o Estado da Palestina em 2010.

Há dois dias, uma mensagem do governo israelense nas redes sociais havia comemorado a intenção, agora confirmada em Assunção, de transferir a representação diplomática.

"O Paraguai abrirá sua embaixada em Jerusalém no final de maio! O presidente Cartes abrirá a embaixada! Excelentes notícias enquanto o reconhecimento internacional de Jerusalém como a capital de Israel ganha força", indicou o governo de Benjamin Netanyahu.

Segundo a chancelaria israelense, Cartes poderia assistir à inauguração da nova sede diplomática em 21 ou 22 de maio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade