(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Australiano de 104 anos canta música alegre enquanto espera a morte


postado em 09/05/2018 17:00

Um cientista australiano de 104 anos desatou a cantar nesta quarta-feira (9) quando disse, em uma sala cheia de jornalistas, que estava ansioso para finalmente ter autorização para acabar com a sua vida.

David Goodall não tem uma doença terminal, mas diz que sua qualidade de vida piorou significativamente nos últimos anos e que ele quer morrer.

"Eu não quero mais continuar com a vida", disse Goodall às dezenas de jornalistas e equipes de televisão que lotaram uma pequena sala em um hotel na cidade de Basiléia, no norte da Suíça, para ouvi-lo falar.

"Estou feliz por ter a chance amanhã de terminá-la, e agradeço a ajuda da profissão médica aqui para tornar isso possível", acrescentou.

Quando perguntado se ele havia escolhido alguma música para ouvir em seus momentos finais, disse que não havia sobre nisso.

- Ode à Alegria -

"Mas se eu tivesse que escolher alguma coisa, eu acho que seria o movimento final da nona sinfonia de Beethoven", disse ele, antes de cantar um verso da Ode à Alegria, em alemão, e receber um forte aplauso.

Goodall foi impedido de procurar ajuda para pôr fim à sua vida na Austrália, então foi obrigado a viajar para a Suíça, algo que ele disse que ressente.

"Eu preferiria tê-la (terminado) na Austrália, e lamento muito que a Austrália esteja atrás da Suíça" quando se trata de leis sobre o direito de morrer, afirmou.

O cientista de 104 anos disse que espera que o interesse generalizado em seu caso estimule a Austrália e outros países a repensarem suas legislações.

- Um instrumento de mudança? -

"Eu gostaria muito de ser lembrado como um instrumento para libertar os idosos da necessidade de perseguir sua vida sem distinção", disse.

O pesquisador associado honorário da Universidade Edith Cowan de Perth deixou a Austrália há uma semana e parou em Bordeaux, na França, para ver a família antes de chegar a Basel, na segunda-feira.

Ele falou ao lado de Philip Nitschke, o fundador da Exit International, que o ajudou a fazer sua última viagem, e Moritz Gall, da Eternal Spirit, a fundação suíça que concordou em ajudá-lo a morrer.

Goodall garantiu rapidamente um encontro com a fundação depois que tentou cometer suicídio por conta própria, mais cedo neste ano.

"Teria sido muito mais conveniente para todos se eu tivesse conseguido, mas infelizmente falhou", disse sobre a tentativa de suicídio.

Mas ele disse que estava feliz por terem lhe oferecido a "opção suíça", já que ele pôde ver a maior parte de sua grande família, que está espalhada por vários países, durante a preparação para seu último dia.

O suicídio assistido é ilegal na maioria dos países e era proibido na Austrália, até que o estado de Victoria se tornou o primeiro a legalizar a prática, no ano passado.

Mas essa legislação, que entrará em vigor em junho de 2019, só se aplica a pacientes terminais de mente sadia e com uma expectativa de vida inferior a seis meses.

De acordo com a lei suíça, entretanto, qualquer pessoa que tenha uma mente sã e que tenha, durante certo período de tempo, expressado um desejo consistente de encerrar sua vida, pode solicitar a chamada morte voluntária assistida.

A Eternal Spirit, uma das várias fundações da Suíça que ajudam pessoas que querem pôr fim às suas vidas, disse nesta quarta-feira que Goodall passou por duas visitas médicas com profissionais diferentes desde que chegou à cidade.

- Sem hesitação -

"Esta noite a diretoria da fundação estudará os documentos e também julgará o desejo de morrer de David Goodall", disse por e-mail Erika Preisig, chefe da Eternal Spirit, acrescentando que a resposta "provavelmente" seria sim.

Mas Gall enfatizou aos repórteres que até o último minuto Goodall teria a opção de voltar atrás, caso mude de ideia.

Perguntado se ele tinha alguma hesitação ou dúvida, o homem de 104 anos disse: "Não. Nenhuma".

Na morte assistida, a pessoa deve ser fisicamente capaz de realizar a ação final por conta própria.

A maioria das fundações suíças pede aos pacientes para beberem pentobarbital sódico, um sedativo eficaz que, em doses fortes o suficiente, faz com que o músculo cardíaco pare de bater.

Como a substância é alcalina e queima um pouco quando engolida, a Eternal Spirit optou por infusões intravenosas.

Um profissional prepara a agulha, mas cabe ao paciente abrir a válvula que permite que o barbitúrico de curta duração se misture com uma solução salina e comece a fluir em sua veia.

Goodall disse que espera que sua morte aconteça por volta do meio-dia de quinta-feira.

A Exit International e a Eternal Spirit estão defendendo que todos os países introduzam sistemas semelhantes ao da Suíça, permitindo que as pessoas escolham morrer "com dignidade".

"Este é um direito humano, poder tomar uma decisão feita por um adulto racional para dar esse passo", disse Nitschke.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)