(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ator Bill Cosby é declarado culpado de agressão sexual


postado em 26/04/2018 17:54

O ator americano Bill Cosby foi considerado culpado nesta quinta-feira (26) de drogar e agredir sexualmente uma mulher há 14 anos, no primeiro processo de uma celebridade na era #MeToo.

Cosby, de 80 anos, pode passar o resto da vida atrás das grades quando o juiz decidir a sua sentença por três crimes de agressão sexual agravada contra Andrea Constand, uma ex-funcionária da Universidade de Temple, em 2004.

Constand estava no tribunal de Norristown, no subúrbio da Filadélfia, quando o veredicto foi lido, após mais de 14 horas de deliberações dos 12 jurados durante dois dias.

Quando o júri se retirou, Cosby não conseguiu esconder sua raiva, e, sobre a declaração da Promotoria de que havia risco de fugir por ter um avião particular, gritou: "Não tenho um avião, covardes!".

- 'A luta não terminou' -

Uma condenação penal e possível prisão é o capítulo final devastador na carreira deste personagem da cultura popular americana do século XX, que se tornou o primeiro ator negro a vencer um Emmy em 1966.

Cosby foi declarado culpado pelos três crimes de agressão sexual agravada dos quais era acusado: penetração sem o consentimento de Constand, penetração quando estava inconsciente e penetração após ter sido drogada. Cada crime acarreta uma pena máxima de 10 anos.

O veredicto foi uma reivindicação da Promotoria, após o primeiro julgamento ter sido anulado em junho porque o júri não chegou a uma decisão unânime.

"Hoje finalmente chegamos a um lugar onde podemos dizer que se fez justiça", declarou o promotor do caso Kevin Steele em coletiva de imprensa.

Cosby é um homem poderoso e rico que "passou décadas cercando mulheres" e "fugiu deste momento durante muito tempo", apontou.

A sentença acaba com uma série de vitórias do advogado Tom Mesereau, que ganhou fama ao conseguir a absolvição de Michael Jackson por abuso sexual de menores em 2005.

"Estamos muito, muito decepcionados com o veredicto", afirmou Mesereau à imprensa ao sair do tribunal. "Não acreditamos que Cosby seja culpado de nada e a luta não terminou".

- 'Finalmente acreditaram nas mulheres' -

Acompanhando esse processo esteve o tsunami provocado pelo movimento #MeToo, que desde outubro derrubou homens poderosos.

"Podemos dizer que finalmente acreditaram nas mulheres", celebrou a advogada Gloria Allred, que defende vítimas de agressão sexual, incluindo algumas que denunciam ter sido abusadas por Cosby. "A justiça foi feita!".

O caso, sem provas físicas, se reduzia à palavra de Cosby contra à de sua acusadora, e dependeu essencialmente da credibilidade que o júri outorgou a Constand.

Andrea Constand diz ter ido à casa de Cosby para discutir sua demissão como diretora de operações da equipe feminina de basquete da Universidade de Temple. Cosby ocupava o diretório da instituição.

O ator lhe ofereceu três comprimidos para "ajudar com o estresse", que ela tomou pensando serem naturais.

"Confiei nele", declarou Constand. Mas logo começou a ver duplicado, estava com a falava enrolada e perdeu a consciência.

Ao acordar, disse que Cosby estava penetrando sua vagina com seus dedos, tocando seus seios e fazendo com que Constand o masturbasse.

"Não tinha forças, não podia tirá-lo de cima de mim", afirmou Constand.

Cerca de 60 mulheres, que no passado foram aspirantes a atrizes e modelos, acusaram Cosby publicamente de ser um predador sexual em série que sedava suas vítimas com álcool e remédios antes de agredi-las.

No segundo julgamento, foi fundamental a decisão do juiz Steven O'Neill de permitir o depoimento de outras cinco mulheres que acusavam o ator de agressão sexual.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)