(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça turca condena jornalistas de jornal opositor à prisão


postado em 25/04/2018 17:06

Um tribunal turco condenou nesta quarta-feira a penas de prisão a vários colaboradores do jornal de oposição turco Cumhuriyet declarados culpados de ter ajudado a organizações "terroristas", em um julgamento considerado emblemático da deterioração da liberdade de imprensa na Turquia.

Os 13 jornalistas condenados não serão prisos, pois têm direito a recorrer. Entre eles, estão o editor do jornal Murat Sabuncu, que foi condenado a sete anos e meio de prisão, e o jornalista investigativo Ahmet Sik, condenado à mesma pena.

Outros três foram absolvidos, segundo uma correspondente da AFP presente no tribunal.

O dono do jornal, Akin Atalay, foi condenado a sete anos e meio de prisão, mas lhe concederam liberdade condicional à espera de um processo de apelação.

Os colaboradores do jornal foram acusados de terem colaborado com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e o pregador Fethullah Gülen, apontado por Ancara como o cérebro do golpe de Estado fracassado em julho de 2016, algo que foi desmentido.

A Turquia ocupa a posição 157 de 180 na última clasificação de liberdade de expressão divulgada nesta semana pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)