(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protesto em Manágua aumenta pressão sobre presidente da Nicarágua


postado em 23/04/2018 23:18

Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de Manágua nesta segunda-feira (23) em apoio aos protestos que deixaram 27 mortos e abalado o governo da Nicarágua, intensificando a pressão sobre o presidente Daniel Ortega.

A chamada "Marcha pela paz e o diálogo" concentrou em Manágua trabalhadores, estudantes, moradores e empresários com bandeiras da Nicarágua e vestindo camisas brancas e pretas, que marcharam pacificamente entoando o hino nacional e gritando palavras de ordem contra o governo e a favor dos estudantes detidos.

"Vá embora, vá embora", repetia um grupo de manifestantes, pedindo a saída de Ortega.

"Nicarágua, te amo", diziam alguns cartazes dos manifestantes, enquanto outros mostravam os nomes dos estudantes mortos nos protestos iniciados na quarta-feira passada. Outros agitavam bandeiras do país e cantaram o hino nacional.

A passeata transcorreu em um clima festivo, ao contrário da violência vista nas manifestações anteriores, que terminaram com a presença da tropa de choque, atirando bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha em manifestantes que respondiam com pedras e coquetéis molotov.

Moradores de bairros populares que foram reduto da insurreição popular que conduziu à vitória da Revolução Sandinista em 1979 foram saudar a passagem da manifestação desta segunda-feira com bandeiras da Nicarágua e ofereciam água com mangueiras aos participantes.

A vice-presidente e primeira-dama Rosario Murillo tentou aliviar a tensão, ao anunciar, em coletiva de imprensa, a decisão de soltar os detidos nos protestos, a pedido do arcebispo de Manágua Leopoldo Brenes, "estabelecendo as bases do diálogo".

Também revelou que uma policial morreu no domingo durante os protestos. O Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh) disse ter atualizado a contagem de mortos para 26, sem incluir a policial, elevando o total de vítimas fatais a 27.

No entanto, o clima de distensão que Ortega tentou criar com a revogação da reforma de pensões se dissipou com uma violenta investiga policial na noite de domingo na sede da Universidade Politécnica, onde estavam entrincheirados os manifestantes contrários ao governo.

- Diálogo sob condições -

"Não vamos nos sentar em nenhum diálogo (com o governo) enquanto não forem libertados todos os detidos, enquanto não cessar a repressão e enquanto não se derem as condições necessárias para dialogar", disse à AFP Michael Healy, presidente da União de Produtores Agropecuários da Nicarágua.

Ortega tentou no domingo aplacar a fúria das ruas, revogando o aumento nas contribuições de patrões e trabalhadores ao fundo de pensões administrado pelo Instituto Nicaraguense de Seguro Social (INSS).

Estes aumentos foram o estopim dos protestos iniciados na quarta-feira por um grupo de estudantes, que rapidamente se estendeu a outros setores da sociedade.

"Os protestos não são mais pelo INSS, mas contra um governo que nos nega liberdade de expressão, liberdade de imprensa e de nos manifestarmos pacificamente", declarou à AFP Clifford Ramírez, estudante de Ciências Políticas de 26 anos, que participou do início das passeatas.

"Acreditamos que não há mais espaço para o diálogo", acrescentou Ramírez em conversa por telefone.

As manifestações iniciadas pelos estudantes receberam o apoio dos moradores dos bairros, que saíram às ruas fazer panelaços, e de trabalhadores e operários inconformados com a corrupção no governo e a deterioração de suas condições de vida.

Os protestos se intensificaram no fim de semana, com barricadas de pedras e pneus incendiados nas ruas, enquanto prosseguiam os saques em lojas de vários pontos da capital.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu nesta segunda-feira "moderação de todas as partes" em conflito na Nicarágua.

- Sem condições -

Enquanto isso e diante de versões de que a Conferência Episcopal se reuniria com Ortega em busca de uma saída para a crise, o bispo auxiliar de Manágua, Silvio Báez, descartou a possibilidade.

"Não vejo condições para nenhum diálogo com o governo da Nicarágua", declarou no Twitter.

"É preciso deter a repressão, libertar os jovens presos, restituir a transmissão do (censurado) Canal 100% Noticias e discutir a democratização do país com todos os setores", acrescentou o prelado.

O papa Francisco declarou no domingo estar "preocupado" com a situação e pediu a "cessação de toda violência".

Para o estudante Ramírez, a onda de mortes e censura desatada nos dias de protesto encerraram a possibilidade de um diálogo.

"Não podemos mais aceitar este governo, estamos protestando para que o casal Ortega Murillo deixe o poder", sentenciou.

No entanto, o universitário admitiu que o movimento que pede a saída de Ortega e sua esposa e vice-presidente Rosario Murillo do poder carece de liderança e planos para o futuro sem o atual presidente.

Em sua opinião, os jovens que foram às ruas não se sentem representados pelos partidos da oposição, que se dobraram a Ortega nos últimos anos, nem pelas cúpulas empresariais que o apoiaram desde que voltou ao governo, em 2007.

"Desde a Revolução Sandinista de 1979, temos os mesmos líderes políticos, eles não deixam que surja mais ninguém. Nós queremos uma liderança nova que represente os jovens", afirmou Ramírez.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)