(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Infrações de trânsito e overdose infantil: os desafios da maconha legalizada nos EUA


postado em 20/04/2018 19:36

Um jovem de 20 anos entra algemado em um carro de polícia. Acaba de ser detido por dirigir sob o efeito da maconha, cujo uso recreativo é legal na Califórnia desde janeiro.

A lei de trânsito é severa para quem se coloca atrás do volante tendo consumido cannabis, o mesmo que acontece com o álcool.

O uso recreativo da erva - que nesta sexta-feira comemora seu dia, "Weed Day" - é legalizado em oito estados do país e na capital, Washington DC.

A polícia teme que a legalização aumente o número de infrações deste tipo, enquanto nas salas de emergência o que se viu foi um aumento de casos de crianças que ingerem sem saber produtos comestíveis feitos à base de cannabis.

"Embora seja legal, há muita falta de conhecimento dos usuários", diz à AFP o policial John Hernández, especialista em reconhecimento de narcóticos da polícia de Los Angeles. "Dizem coisas como 'pensei que podia dirigir, já que agora é legal'".

Foi ele que prendeu, em uma noite fresca de sexta-feira durante uma blitz, o jovem, que disse que tinha fumado maconha ao meio-dia, quase nove horas antes.

"Você não pode ter nada no seu organismo", explica o policial ao jovem, que consente.

- "Todos estamos bem" -

Ao parar o carro, a primeira coisa que Hernández percebeu foi um forte cheiro de maconha; depois, notou que as pupilas do jovem estavam dilatadas.

O garoto estava acompanhado de três amigos, que defenderam sua versão. "Ele está bem, todos estamos bem, estávamos indo para casa agora", diz a única mulher do grupo.

Mas o jovem - cuja identidade não foi revelada - foi reprovado na avaliação de mais de uma hora feita por Hernández, que incluiu exercícios como caminhar sobre uma linha, levantar a perna, tocar o nariz, assim como uma entrevista, medição da pressão arterial e temperatura, e, na delegacia, um exame de sangue.

Os detidos aguardam em um banco de madeira para serem levados à delegacia, onde ficarão na cela por algumas horas, até que a substância saia do organismo. Depois, terão que se apresentar a um juiz.

Quem é flagrado tem de pagar multas de entre 400 e 1.000 dólares, passar um tempo na prisão e perder a carteira de motorista por seis meses. Além disso, este tipo de delito (DUI, do inglês) fica como antecedente criminal, o que pode afetar uma entrevista de emprego ou uma solicitação de crédito, e serve muitas vezes como justificativa para deportar imigrantes.

- "Como uma arma" -

O cheiro da maconha é constante nas ruas de Los Angeles, onde, como no resto da Califórnia, a cultura do consumo vem de décadas.

Nas lojas do ramo não só se vende erva como também muitos produtos comestíveis, como balas e chocolates. Especialistas advertem sobre o risco de que crianças os confundam com doces normais e sofram overdose.

Mark Morocco, professor e médico no serviço de emergência de um hospital da universidade UCLA de Los Angeles, diz à AFP que "viu um aumento progressivo" de overdoses pediátricas e que a tendência é nacional.

"Quando se apresenta uma criança com overdose, geralmente só está alterada", diz. "É um diagnóstico por exclusão, é a última coisa que consideramos após descartar outras condições que ameaçam a vida", como um traumatismo ou uma infecção.

A overdose de maconha não é letal e o tratamento é repouso até passar o efeito, embora estes casos requeiram a intervenção de um assistente social.

"Digo aos pais que tratem (a maconha) como qualquer outro narcótico, como uma arma", reforçando que esses comestíveis não podem estar ao alcance das crianças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)