(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Famoso advogado americano ateia fogo ao próprio corpo para denunciar contaminação


postado em 15/04/2018 12:18

Um conhecido advogado americano, fervoroso defensor dos direitos dos homossexuais, cometeu suicídio ao atear fogo ao próprio corpo em um parque de Nova York para protestar contra os danos causados ao planeta, segundo uma carta de despedida enviada à imprensa.

De acordo com o New York Times, que cita a Polícia, David Buckel ateou fogo ao seu corpo no Brooklyn Prospect Park, no sábado de manhã, e foi declarado morto às 06h30 locais (07h30 de Brasília).

"A poluição causa estragos em nosso planeta e espalha a inabitabilidade pelo ar, solo, pela água e pelo clima", escreveu Buckel em um e-mail que enviou a vários meios de comunicação americanos e que foi reproduzido pelo jornal nova-iorquino.

"A maioria dos humanos no planeta agora respira ar insalubre com combustíveis fósseis e muitos, como consequência, morrem prematuramente. Minha morte prematura com um combustível fóssil reflete o que nós estamos fazendo conosco", denunciou.

David Buckel, de 60 anos, era um famoso ativista pelos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos e interveio em famosos casos de discriminação.

Da associação Lambda Legal, esteve na vanguarda do movimento para legalizar o casamento gay, agora juridicamente reconhecido em todos os estados do país.

"A notícia da morte de David é lamentável: é uma perda terrível para a família Lambda Legal, mas também para todo o movimento pela justiça social", declarou em um comunicado uma das diretoras da organização, Camilla Taylor, que se referiu ao advogado como um "brilhante visionário jurídico".

Segundo vários de seus amigos citados pelo New York Times, Buckel começou a se apaixonar pela defesa do meio ambiente após sua saída da Lambda Legal, há alguns anos.

"Ter propósitos respeitáveis durante a vida convida a ter propósitos respeitáveis na morte", escreveu Buckel em sua carta de despedida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)