(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cineasta Milos Forman, diretor de "Amadeus", morre aos 86 anos


postado em 14/04/2018 08:42

O cineasta Milos Forman, conhecido por filmes como "Amadeus" e "Um Estranho no Ninho", pelos quais venceu o Oscar, faleceu aos 86 anos.

"Ele faleceu de modo tranquilo, cercado por sua família e pessoas mais próximas", afirmou sua esposa, Martina, de acordo com a agência de notícias tcheca CTK.

Forman venceu o Oscar de melhor diretor duas vezes, em 1976 por "Um Estranho no Ninho" e em 1985 por "Amadeus", filme sobre a vida de Mozart.

Forman nasceu em 18 de fevereiro de 1932 na cidade de Caslav, próxima de Praga, e perdeu os pais nos campos de concentração nazistas.

Nos anos 1960 integrou o grupo de cineastas que desafiava o regime comunista no que então era a Tchecoslováquia. Na época se tornou conhecido por filmes como "O Baile dos Bombeiros" e "Os Amores de uma Loira".

Pouco antes da ocupação da Tchecoslováquia acabar com a chamada 'Primavera de Praga', um período de relativa liberdade, Forman se mudou para os Estados Unidos.

Sua carreira no novo país começou com "Procura Insaciável" (1971) e "Um Estranho no Ninho", protagonizado por Jack Nicholson e com o qual venceu o primeiro Oscar de melhor diretor.

Em 1983 retornou a Praga, ainda sob o regime comunista, para rodar "Amadeus", que proporcionou o seu segundo Oscar.

Entre seus filmes também se destacam "Hair" (1979), "Na Época do Ragtime" (1981), "Valmont - Uma História de Seduções" (1989) e "O Povo Contra Larry Flynt" (1996), pelo qual também foi indicado ao Oscar.

Forman também dirigiu "O Mundo de Andy" (1999) e "Sombras de Goya" (2006).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)