Press Release from Business Wire : GSMA

postado em 12/04/2018 16:54

No evento Mobile 360 da África Ocidental, a GSMA anunciou o lançamento da Certificação GSMA Mobile Money, um esquema global para provedores de Mobile Money que oferece serviços financeiros mais seguros, transparentes e resilientes a milhões de usuários de Mobile Money ao redor do mundo. A certificação conta com uma avaliação independente do provedor de Mobile Money com a capacidade de prestar serviços seguros e confiáveis, proteger os direitos de clientes, combater a lavagem de dinheiro e o financiamento de terrorismo. A certificação foi concebida para aumentar a confiança de clientes e acelerar as parcerias comerciais ao definir um alto nível ao qual todos os provedores podem aspirar.

"A Certificação GSMA Mobile Money é uma iniciativa com foco no cliente, destinada a proporcionar confiança aos clientes, de modo que um provedor tenha efetuado os passos para assegurar que seus fundos estejam em mãos seguras, seus direitos protegidos e possam esperar um alto nível de serviço aos clientes", disse John Giusti, Diretor de Regulatório na GSMA. Com mais de 690 milhões de contas em todo o mundo, a indústria de Mobile Money está tendo um claro impacto no esforço global de expandir a inclusão financeira, permitindo o acesso a serviços financeiros para melhoria de vida bem como servindo como uma porta de entrada à economia digital. O Mobile Money está avançando em 13 das 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável ao facilitar o acesso a serviços essenciais como saúde e educação, fornecendo oportunidades de emprego e reduzindo a pobreza.

O esquema de certificação segue um processo consultivo de três anos conduzido pela GSMA, a qual trabalhou junto com seus provedores na África, Ásia e América Latina para entender os desafios de seus negócios e reunir as melhores práticas destes mercados. A certificação está aberta a todos os provedores de Mobile Money, sejam uma operadora de telefonia móvel, um banco ou outro tipo de prestador de serviços de pagamentos. A Orange (Costa do Marfim), Safaricom (Quênia), Telenor Microfinance Bank Ltd. (Easypaisa Pakistan), Tigo Tanzania (Millicom Group) e Vodacom Tanzania são as primeiras a serem certificadas, cobrindo 98 milhões de contas nos quatro mercados.

A certificação promove a aplicação da mitigação consistente de riscos e práticas de proteção a clientes através de áreas chave de negócios. Os requisitos incluem um conjunto de oito princípios de alto nível e 300 critérios detalhados cobrindo questões como segurança, direitos do cliente e a prevenção de lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo e fraude. Os critérios da certificação complementam os esforços de conformidade dos provedores, ao ir além da regulamentação em seus detalhes e escopo, definindo e promovendo as boas práticas industriais em detalhes. As práticas de negócios responsáveis são essenciais para ajudar os reguladores a alcançar suas metas em torno da inclusão financeira, integridade e proteção a clientes.

A gestão operacional da certificação é contratada a uma operadora de esquemas independente, Alliances Management, que tem a responsabilidade de treinar e supervisionar avaliadores independentes a fim de garantir que todas as avaliações sejam consistentes e objetivas. A referência para obter a certificação foi definida como alta com o fim de servir como uma aspiração a todos os provedores, sendo requerida uma nota de aprovação de 100%.

Para mais informação sobre o esquema, acesse o seguinte link www.gsma.com/mmc.

-FIM-

Notas aos Editores

A Alliances Management é uma operadora de esquemas de certificação independente e profissional, designada para conduzir o treinamento, acreditação e supervisão de avaliadores independentes a fim de garantir que tais avaliações sejam consistentes e objetivas. Eles têm mais de dez anos de experiência em conceber, lançar e administrar esquemas de certificação em todo o mundo.

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses de operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, unindo quase 800 operadoras com mais de 300 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores adjacentes da indústria. A GSMA também produz eventos de liderança industrial como o Mobile World Congress, Mobile World Congress Shanghai, Mobile World Congress Americas e as conferências Mobile 360 Series.

Para mais informação, visite o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20180412006299/pt/

Pela GSMA Beau Bass +44 79 7662 4962 beau.bass@webershandwick.com ou David Ntwampe Maila + 27 72 015 4702 dmaila@webershandwick.com ou Assessoria de Imprensa da GSMA pressoffice@gsma.com

This material is not an AFP editorial material and AFP shall not bear responsibility for the accuracy of its content. In case you have any questions about the content, kindly refer to the contact person mentioned in the text of the release.