(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confrontos durante expulsão de comunidade autossustentável na França


postado em 09/04/2018 09:36

Ativistas franceses enfrentaram policiais nesta segunda-feira durante uma operação para expulsá-los de terrenos que ocupam ilegalmente na região oeste da França.

Cerca de 2.500 policiais foram mobilizados para desmontar o acampamento instalado há cerca de dez anos na localidade de Notre-Dame-des-Landes, onde seria construído um aeroporto, e desalojar os últimos manifestantes que se negavam a deixar o local, apesar de o governo desistir de construir o aeródromo.

Os ativistas usaram tratores e queimaram pneus para manter os agentes à distância e os oficiais, usando capacetes e máscaras contra gás, enfrentavam ativistas encapuzados.

Em janeiro, o governo francês abandonou o projeto de construção de um aeroporto em Notre-Dames-des-Landes, medida que dividia a comunidade local há quase meio século.

Mas alguns membros dos ativistas de diversas tendências, como grupos ecológicos, anticapitalistas e camponeses locais transformaram o terreno de 1.600 hectares em uma experiência utópica de vida autossuficiente e autossustentável, e exigem o direito de permanecer nas terras.

Os ativistas ocupam o local desde 2008 e construíram uma comunidade que consideram um modelo que pode ser reproduzido em outras partes do país.

O ministro do Interior, Gerard Collomb, disse que a polícia permanecerá no local o tempo necessário para evitar que os ativistas mais radicais voltem ao acampamento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)