(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã adverte EUA contra retirada do acordo nuclear


postado em 09/04/2018 06:42

O presidente iraniano, Hasan Rohani, afirmou que o governo dos Estados Unidos "lamentará" se decidir sair do acordo nuclear com o Irã, como ameaça o presidente Donald Trump.

"Não seremos os primeiros a violar o acordo, mas (Washington) deve saber imperativamente que lamentará se violar", disse Rohani durante um evento do Dia Nacional da Tecnologia Nuclear em Teerã.

"Estamos muito mais preparados do que pensam e, se violarem o acordo, em uma semana, em menos de uma semana, verão o resultado", completou.

Se Washington "se retirar (do acordo), isto significará que não tem palavra. Prejudicaria sua reputação e dignidade no cenário internacional", declarou o presidente iraniano.

O acordo nuclear foi assinado em julho de 2015 entre a República Islâmica do Irã e o Grupo dos Seis (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia).

O acordo deve evitar que o Irã adquira a bomba atômica, mas Donald Trump considera que não inclui garantias suficientes para a segurança internacional.

Trump ameaçou em janeiro retirar o país do acordo em 12 maio, prazo de um ultimato apresentado aos países europeus para endurecer o texto.

Caso o governo dos Estados Unidos se retire do acordo, Washington deve voltar a impor sanções econômicas ao Irã, atualmente suspensas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)