(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidatos na eleição presidencial do México iniciam campanha


postado em 01/04/2018 19:54

O candidato favorito na eleição presidencial do México, que ocorre em 1º de julho, iniciou formalmente sua campanha neste domingo em Ciudad Juarez, a cidade na fronteira com os Estados Unidos que lançou algumas das principais lutas de resistência do país. O esquerdista Andres Manuel Lopez Obrador descreve sua terceira candidatura à presidência como uma batalha histórica contra a corrupção e as elites do país, e a compara com a resistência à invasão francesa de 1862-1867 e com a revolução de 1910-1917. Ciudad Juarez serviu de base em ambas as lutas.

O candidato do partido governista José Antonio Meade também lançou sua campanha neste domingo na cidade colonial de Mérida, capital de Yucatán, um dos poucos Estados que o Partido Revolucionário Institucional (PRI) espera manter entre os nove governos que estarão em jogo nas eleições de julho. Meade está em terceiro nas pesquisas. Ele mencionou Lopez Obrador, dizendo: "Não deixem que tirem o futuro de nossos filhos com falsas promessas".

O candidato do terceiro principal partido, Ricardo Anaya, anunciou que vai realizar coletivas de imprensa às 7 da manhã em todos os dias da campanha - algo que lembra as reuniões matinais com jornalistas que Lopez Obrador manteve diariamente quando era prefeito da Cidade do México, no início dos anos 2000s.

Em seu discurso de abertura de campanha, Lopez Obrador fez uma crítica ao modelo econômico atual. "Aqueles que defendem o atual modelo econômico falam sobre modernidade, mas não mencionam que essa 'modernidade' é sinônimo de economia das elites, que beneficia apenas uma minoria e exclui a maioria", disse. "Eles tendem a colocar os supostos benefícios do Nafta como exemplo, mas os poucos benefícios vieram a um custo extremamente alto".

Como o presidente dos EUA, Donald Trump, Lopez Obrador expressa algum ceticismo sobre o Tratado de Livre Comércio da América do Norte. "Vamos ser muito respeitosos com o governo dos EUA, mas vamos exigir que eles respeitem os mexicanos. Nem o México nem seu povo serão tratados como uma piñata por qualquer governo estrangeiro", disse.

Já Meade está tentando se desvencilhar da imagem da corrupção, baixo crescimento e alta inflação e dívida que atrapalha o PRI. O logotipo de sua campanha nem inclui o símbolo do partido e, em vez disso, usa uma série de três setas coloridas ou triângulos representando o PRI e dois partidos minúsculos que estão concorrendo em coalizão. Ele apresentou várias promessas de campanha, com foco em educação, saúde e segurança pública.

O México vem sofrendo com uma onda de violência que parece desafiar a maioria das soluções até agora, e nenhum dos principais candidatos apresentou um plano detalhado sobre como lidar com isso. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)