(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

A perda da biodiversidade em números


postado em 23/03/2018 19:18

O homem está por trás de um declínio da biodiversidade do planeta, que agora ameaça seu bem-estar e o coloca diante da primeira extinção maciça de espécies desde o desaparecimento dos dinossauros.

A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES) apresentou nesta sexta-feira, na cidade colombiana de Medellín, um diagnóstico do estado da flora e da fauna no mundo.

Confira os principais números:

- Dados globais -

1. A Terra está experimentando atualmente uma "extinção em massa", a sexta em 500 milhões de anos e a primeira provocada pelo homem.

2. Cerca de 41% dos anfíbios e mais de um quarto dos mamíferos estão em perigo de extinção.

3. Em média, duas espécies de vertebrados desapareceram por ano no último século.

4. Um total de 28,2% das espécies na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), atualizada em 2017, foram classificadas como "ameaçadas".

- Américas -

1. A região tem 13% da população da Terra, mas gera quase 25% do impacto mundial sobre a biodiversidade.

2. Mais de 50% dos habitantes têm problemas de água.

3. Com o cenário atual de mudanças climáticas, espera-se que 40% da biodiversidade original do continente desapareça até 2050. Atualmente, o dano afeta 31%.

4. Um total de 17% da Amazônia se transformou em zonas colonizadas pelos humanos desde a Conquista europeia no século XV.

- Outros dados -

1. Cerca de 500.000 quilômetros quadrados da África estão degradados pelo desmatamento, agricultura não sustentável, erosão, mineração ilegal, mudanças climáticas ou invasão de espécies não nativas.

2. Mais de 50% das espécies de mamíferos e aves da África poderão ser extintas até 2100 pelas mudanças climáticas.

3. Os peixes para consumo humano poderão acabar na Ásia-Pacífico até 2048 se forem mantidas as práticas atuais de pesca, e até 90% dos corais poderão sofrer "danos graves" até 2050 pelas mudanças climáticas.

4. Cerca de 45% das espécies e hábitats da Ásia-Pacífico desaparecerão até 2050 se não houver mudanças na atual visão empresarial do mundo.

5. Um total de 25% da terra para a agricultura na União Europeia e 23% na Ásia Central estão afetadas pela erosão.

6. Na Europa e na Ásia Central, 26,6% das espécies de peixes tiveram suas populações reduzidas pela pesca insustentável, degradação de seu habitat, mudanças climáticas e invasão de espécies estrangeiras, e a população de anfíbios diminuiu 60% na última década.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)