(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Impasse no Congresso deixa EUA novamente perto de paralisação federal


postado em 20/03/2018 13:30

Pela quarta vez em quatro meses, o Congresso americano está, nesta terça-feira, à beira de provocar uma paralisação do governo federal por falta de fundos, devido a uma disputa intensa entre republicanos e democratas, mas também dentro da própria maioria legislativa.

O eterno retorno das datas-limite indica a instabilidade do processo orçamentários nos Estados Unidos, mesmo quando, como acontece atualmente, o mesmo partido controla a Casa Branca e as duas câmaras do Congresso.

Em fevereiro, os congressistas acordaram o gasto total para o fim do ano fiscal de 2018 (até 30 de setembro) e para 2019 (de outubro de 2018 a setembro de 2019), aprovando um aumento similar dos orçamentos militar e não militar, seguindo um equilíbrio que reconciliou direita e esquerda.

Mas as negociações sobre o destino de mais de 1 bilhão de dólares em 2018, ministério por ministério, linha por linha, provocou uma espiral de conflitos que envolvem disputas ideológicas e interesses locais - seja acerca do aborto, da imigração, ou do financiamento de um novo túnel ferroviário em Nova York.

A data-limite para resolver o monstruoso problema da lei de financiamento do governo federal é nesta sexta-feira, à meia-noite.

Após o prazo, as administrações deixam de ser financiadas e precisam fechar parcialmente. Isso aconteceu brevemente em janeiro e em fevereiro.

Nos dois casos, os legisladores acabaram aprovando créditos temporários e adiando em algumas semanas a data-limite, na esperança de que um período adicional de negociações gere um compromisso que, até agora, parece distante.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)