(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

SpaceX realiza o 50° lançamento do foguete Falcon 9

Foguete transportou o maior satélite geoestacionário já colocado no espaço, e que pertence a uma empresa espanhola de telecomunicações e banda larga


postado em 06/03/2018 07:30 / atualizado em 06/03/2018 07:53

(foto: SpaceX/AFP)
(foto: SpaceX/AFP)

A SpaceX realizou na madrugada de terça-feira o 50° lançamento do foguete Falcon 9, número que estabelece um marco pela rapidez com a qual a empresa aeroespacial americana consegue repetir suas viagens ao espaço.


O foguete, que transportava um satélite de telecomunicações e banda larga da empresa espanhola Hispasat, decolou às 5H33 GMT (2H33 de Brasília) da base de Cabo Canaveral, na Flórida.


O satélite foi colocado em órbita geoestacionária (a 36.000 km de altitude) após 33 minutos de voo, anunciou a SpaceX.


"Com seis toneladas e quase o tamanho de um ônibus, este será o maior satélite geoestacionário que já transportamos", escreveu na véspera no Twitter Elon Musk, o carismático CEO da SpaceX.


O primeiro voo do Falcon 9 aconteceu em 2010 e, desde então, a empresa com sede na Califórnia se tornou a transportadora de mantimentos da Estação Espacial Internacional (ISS) e lançou satélites comerciais e até cargas secretas do governo americano.


A SpaceX tenta reduzir os custos dos voos espaciais com a reutilização das partes mais caras dos aparelhos, ao invés de atirá-las no oceano após cada lançamento. Isto é possível porque a empresa consegue pousar de forma vertical em terreno sólido ou em plataformas no mar.


Nesta terça-feira, no entanto, a SpaceX anunciou que não tentou realizar a manobra em consequência das condições meteorológicas.


De acordo com a publicação on-line Ars Technica, a SpaceX lançou o Falcon 9 com sucesso em 18 oportunidades em 2017. O número é o dobro de voos dos melhores momentos do Atlas V (2014 e 2015) e que o número máximo de lançamentos dos ônibus espaciais em 1985, o ano mais prolífico deste programa da Nasa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)