(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para EUA, eventual diálogo com Pyongyang deve levar a uma desnuclearização


postado em 25/02/2018 16:30

Os Estados Unidos disseram em um comunicado que eventuais discussões com a Coreia do Norte poderiam levar o isolado regime de Pyongyang a "um caminho mais luminoso", mas advertiram que qualquer diálogo deve conduzir a uma desnuclearização da península.

A Casa Branca emitiu esta declaração depois que uma delegação norte-coreana manifestou sua vontade de conversar com Washington, em meio a um prolongado confronto verbal com Pyongyang.

"Os Estados Unidos, nosso anfitrião olímpico a República da Coreia e a comunidade internacional concordam que o resultado de qualquer diálogo com a Coreia do Norte deve ser a desnuclearização", aponta o comunicado.

"Como o presidente Trump disse, a Coreia do Norte tem a possibilidade de seguir um caminho mais luminoso se escolher a desnuclearização. Veremos se a mensagem de Pyongyang de hoje, de que quer iniciar conversas, representa o primeiro passo no caminho da desnuclearização", diz o texto.

Não está claro se a declaração indica uma mudança na postura de Washington, que exige que a Coreia do Norte adote medidas concretas para o desarmamento antes de iniciar eventuais negociações.

Em um encontro com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a delegação do Norte que compareceu neste domingo à cerimônia de encerramento dos Jogos expressou seu "acordo de que os diálogos intercoreanos e as relações entre o Norte e os Estados Unidos deveriam melhorar", afirmou a presidência da Coreia do Sul em um comunicado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)