(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Embaixadora americana diz que plano de paz para o Oriente Médio está quase pronto


postado em 23/02/2018 06:00

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, afirmou na quinta-feira que uma proposta de paz muito aguarda entre israelenses e palestinos está quase concluída.

"Acredito que estão terminando", disse Haley ao ser questionada sobre os termos de uma proposta de paz no Oriente Médio, durante um evento no Instituto de Política da Universidade de Chicago.

A notícia foi revelada um dia depois de uma reunião dos dois principais emissários para o Oriente Médio do presidente Donald Trump, seu genro Jared Kushner e o conselheiro Jason Greenblatt, com os embaixadores do Conselho de Segurança da ONU, quando pediram apoio ao próximo plano de paz.

"O plano não será amado por nenhuma parte. E não será odiado por nenhuma das duas partes. Mas é uma base para começar a conversar", disse Haley.

As declarações foram feitas após perguntas do diretor do instituto acadêmico, David Axelrod, que foi assessor do ex-presidente Barack Obama, sobre a polêmica decisão do governo dos Estados Unidos de declarar Jerusalém capital de Israel.

"O Congresso teria aprovado a nomeação de Jerusalém como capital de Israel e a transferência de nossa embaixada", disse Haley.

A representante americana na ONU afirmou que vários presidentes trabalharam com um "doutrina de medo de que o céu desabaria" em caso de tal declaração.

O líder palestino Mahmud Abbas pediu na quarta-feira a organização nos próximos meses de uma conferência internacional para iniciar um amplo processo de paz, na qual os Estados Unidos não teriam o papel de mediador central.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)