(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça alemã vai decidir na terça-feira sobre restrições a diesel


postado em 22/02/2018 14:36

A Justiça alemã marcou para 27 de fevereiro sua decisão sobre eventuais restrições à circulação dos veículos a diesel mais poluentes em grandes cidades, anunciou nesta quinta-feira (22) o presidente da Corte Federal Administrativa.

Essa jurisdição, que deveria se pronunciar nesta quinta, espera "debater em profundidade" a questão crucial para a proteção do ar e o futuro da indústria automobilística alemã.

Os estados de Bade-Wurtemberg e Renânia do Norte-Westfalia recorreram ao tribunal após serem condenados, em primeira instância, a aplicar a proibição aos carros mais poluentes em suas capitais. O processo foi movido pela Deutsche Umwelthilfe (DUH), associação de proteção ao meio-ambiente.

A DUH pretende obrigar dezenas de localidades alemãs - entre elas, Stuttgart (sul) e Dusseldorf (oeste) - a tomar medidas mais rigorosas contra a poluição do ar.

Agora, a Corte Federal Administrativa, em Leipzig, deve decidir se as autoridades têm a obrigação de proibir veículos a diesel em algumas regiões. Eles são responsáveis por grande parte das emissões de óxido de nitrogênio, que favorecem doenças respiratórias e cardiovasculares.

Segundo a Agência Federal de Meio Ambiente, cerca de 70 cidades alemãs têm níveis de dióxido de nitrogênio superiores ao limite anual médio de 40 microgramas/m³ em 2017. Munique, Stuttgard e Colônia são os casos mais extremos.

A medida afetaria 9,4 milhões de veículos a diesel de normas Euro 5 e anteriores, comercializados até 2015, registrados na Alemanha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)