Press Release from Business Wire : GSMA

postado em 21/02/2018 08:54

A GSMA anunciou hoje que o impulso por trás das redes de IoT Móvel, ou Área Ampla de Baixa Potência (LPWA) licenciada, continua crescendo a nível global. Até a data, 23 operadoras de telefonia móvel lançaram, comercialmente, 41 redes de IoT Móvel no mundo todo, tanto em NB-IoT1 quanto em LTE-M2. Este crescimento é suportado por 34 laboratórios de IoT e uma comunidade em expansão de mais de 800 organizações na Comunidade de Inovadores de IoT Móvel da GSMA. De acordo com as previsões da GSMA Intelligence, até 2025 haverá 3,1 bilhões de conexões celulares de IoT, incluindo 1,8 bilhão de conexões de LPWA licenciadas.

"2018 é o ano em que as redes de IoT Móvel serão dimensionadas. Vimos um enorme crescimento na disponibilidade de redes comerciais no espectro licenciado e esperamos ver muitos outros lançamentos este ano. Isso é sustentado por uma comunidade crescente de organizações que desenvolvem novas soluções inovadoras e uma série de laboratórios de IoT ajudando as empresas a testar novos produtos e serviços", disse Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA. "As redes de IoT Móvel estão rapidamente se tornando a solução global da Internet das Coisas, uma vez que apenas os serviços móveis gerenciados licenciados podem fornecer conexão segura de baixa potência capaz de atender à demanda futura."

A GSMA também anunciou que existem 34 laboratórios de IoT em operação no mundo todo, disponíveis para qualquer operadora, fornecedor de módulos ou provedor de aplicativos para desenvolver aplicativos e dispositivos de LPWA para uma série de verticais diferentes. Os laboratórios oferecem às organizações a oportunidade de realizar testes de ponta a ponta e de interoperabilidade na rede. A AT&T; se tornou a última operadora a participar desta iniciativa, com o apoio de três locais da AT&T; Foundry nos Estados Unidos - em Atlanta (Geórgia) e Plano e Houston (Texas) -, e do AT&T; Device Radio Lab (DRL) em Austin, também no Texas.

IoT Móvel no Mobile World Congress 2018

No Mobile World Congress de Barcelona, o programa Internet of Things da GSMA vai acolher o "6th Mobile IoT Summit" no dia 25 de fevereiro, às 13h, no Hesperia Tower Hotel. A conferência vai se concentrar no rápido crescimento e dinamização das tecnologias de IoT Móvel e seu poder de conectar bilhões de novos dispositivos. O programa também vai estar presente na GSMA Innovation City, mostrando como a Internet das Coisas está transformando a vida das pessoas do mundo inteiro em um ambiente urbano imersivo. Além disso, o programa vai organizar seminários especializados sobre IoT Big Data e IoT Security and Drones.

A Iniciativa IoT Móvel da GSMA

A Iniciativa IoT Móvel da GSMA foi criada para ajudar a indústria a oferecer soluções de LPWA comerciais em espectro licenciado. Essas novas redes fazem parte da arquitetura adaptável de 5G em fatias projetada para suportar aplicativos da IoT de mercado em massa em uma grande variedade de usos, como rastreamento de ativos industriais, monitoramento de segurança ou medição de água e gás, que são de baixo custo, usam baixas taxas de dados, requerem uma longa vida útil da bateria e muitas vezes operam em locais remotos. Atualmente, ela é apoiada por 74 operadoras globais de telefonia móvel, fabricantes de dispositivos e empresas de chipset, módulos e infraestrutura do mundo todo. As redes de IoT Móvel fazem parte da evolução da plataforma móvel e são um elemento-chave do futuro do 5G. Para mais informações: https://www.gsma.com/iot/mobile-iot-initiative/.

-FIM-

Nota aos editores

1. As redes NB-IoT estão disponíveis a partir de 3 Hong Kong (Hong Kong); China Mobile (China, Hong Kong); China Telecom (China); China Unicom (China); Chunghwa Telecom (Taiwan); Cosmote (Grécia); Deutsche Telekom (Áustria, Alemanha, Países Baixos); Dialog (Sri Lanka); Etisalat (EAU); KT (Coreia do Sul); LGU+ (Coreia do Sul); M1 (Singapura); Mobitel (Sri Lanka); Orange (Bélgica); Slovak Telecom (Eslováquia); Telia (Finlândia, Noruega); Telstra (Austrália); TIM (Itália); T-Mobile (Áustria, Alemanha, Países Baixos, Polônia); Turkcell (Turquia); Velcom (Bielorrússia) e Vodafone (Austrália, República Checa, Irlanda, Itália, Países Baixos, Espanha, Turquia).

2. As redes LTE-M estão disponíveis a partir de AT&T; (EUA, México); Etisalat (EAU); KDDI (Japão); KPN (Países Baixos); Orange (Bélgica); Telstra (Austrália); Turkcell (Turquia) e Verizon (EUA).

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo, unindo cerca de 800 operadores com mais de 300 empresas no ecossistema móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz eventos líderes do setor, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress de Xangai, o Mobile World Congress das Américas e conferências do Mobile 360 Series.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20180221005646/pt/